quarta-feira, 22 de agosto de 2007

DBS bilateral dos núcleos pedunculopontine e subtalâmico no Parkinson severo
January 24, 2007 - Os distúrbios de marcha e a lentidão estão incapacitando extremamente na doença de Parkinson avançada. Sugeriu-se que a modulação da atividade do núcleo pedunculopontine (PPN) pode ser benéfica no tratamento destes sintomas. Relatamos os efeitos clínicos da estimulação profunda do cérebro (DBS) no PPN e no núcleo subtalâmico (STN). Seis pacientes com controle farmacológico insatisfatório de sinais axiais tais como a marcha e a estabilidade postural submeteram-se à implantação bilateral dos eletrodos de DBS no STN e no PPN. (...) Estas descobertas indicam que nos pacientes com doença de Parkinson avançado, PPN-DBS associado com o STN-DBS padrão pode ser útil em melhorar a marcha e em otimizar o estágio "on", particularmente naqueles cuja resposta à estimulação somente do STN com DBS se deteriorou ao longo do tempo. (segue..., em inglês) Fonte: Brain.
Técnica já mais moderna do que DBS - STN padrão que fiz ano passado, pois melhoraria a marcha e a fala, que em mim estão ruins. Atenção àqueles que estão por fazer DBS! Assunto sugerido por Telmo Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.