quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Limpando o cérebro - Os biólogos estão aprendendo como os príons matam células do cérebro
Sep 13th 2007 - Doenças embora diferentes podem às vezes compartilhar de uma causa comum. Os tumores de todas as sortes, por exemplo, são conjuntos de células que funcionam fora do controle, dividindo-se incessantemente. Na década passada, um outro princípio médico uniforme emergiu. A observação de que muitas doenças do sistema nervoso central - incluindo também as doenças de Alzheimer, de Huntington e de Parkinson - compartilham de um mecanismo. Em vez da proliferação descontrolada, o mecanismo neste caso é a eliminação feita erroneamente.

O descarte errôneo no caso é de proteínas anormalmente armazenadas. Estas são coletadas geralmente por "lixeiros" (as moléculas chamadas “ubiquitins” recolhem as proteínas ao lixo) antes de ser feito o processo de descarte pela célula (uma estrutura conhecida dos biólogos como “proteasome”). As células saudáveis criam uma abundância de resíduos que mantém o sistema ocupado. As centenas das etapas para realizar isso criam uma proteína complexa que pode levar a célula a demandar muitos minutos para terminar. E assim com muitas etapas, os erros ocorrem freqüentemente, ou as toxinas deslocam as proteínas para fora de seu lugar. Tais proteínas em lugar errado devem ser adequadamente posicionadas antes que causem os danos substanciais.

Na edição corrente do New England Journal of Medicine, Alfred Goldberg da Harvard Medical School, que ajudou a descobrir, há 20 anos, a proteasome, discute o que acontece a este sistema de eliminação quando o cérebro é infectado por uma proteína particularmente maliciosa chamada príon. (segue..., em inglês) Fonte: Economist.
(Lembre-se: - Tradutor é traidor!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.