September 25, 2007 - Science Daily — Seu corpo enfrenta muitos problemas para certificar-se que você está em posição vertical. Mas quando os caminhos neurais do cérebro são danificados por ferimento, idade ou doença, os músculos são privados da informação sensorial detalhada de que necessitam para executar movimentos delicados requeridos para o equilíbrio e postura normais.
Com olho na construção de robôs que podem se equilibrar como seres humanos, investigadores da Georgia Tech e Emory University criaram uma simulação em computador que trouxe nova luz sobre como o sistema nervoso reinventa sua comunicação com os músculos após a perda sensorial.
As descobertas poderão um dia serem usadas para diagnosticar e reabilitar pacientes com problemas de equilíbrio (com o envelhecimento ou doenças tais como a esclerose múltipla ou Parkinson) treinando novamente seus músculos e melhorando o equilíbrio total. (...)
A pesquisa será publicada na edição de outubro da Nature Neuroscience. (em inglês)
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.