DBS torna pacientes de Parkinson mais impulsivos
27 Oct 2007 - Existe um dispositivo implantável no cérebro, que é utilizado em pacientes na doença de Parkinson para ajudá-los a controlar melhor os seus movimentos. No entanto, tem havido relatos de que alguns pacientes que tiveram o dispositivo implantado estão se tornando mais impulsivos.Quando a estimulação profunda do cérebro (Deep Brain Stimulation - DBS) foi o primeiro dispositivo utilizado, os benefícios eram tão impressionantes que não foi gasto muito foco em investigar os efeitos secundários que poderiam haver. Os peritos salientam que, apesar deste indesejável efeito colateral, eles ainda acreditam que os benefícios superam os prejuízos. No entanto deveria haver uma maior orientação sobre como fazer ajustes para beneficiar mais a qualidade de vida do paciente.
Está sendo noticiado que um certo número de doentes de Parkinson com este dispositivo não consegue pensar racionalmente por vezes, e fazer coisas ou tomar decisões que podem pesar mais tarde. Um estudo descobriu que quando a estimulação do cérebro foi desligada os doentes começaram o comportamento normal novamente, principalmente quando sob estresse. (segue..., em inglês) Fonte: Medical News Today.
Isto não ocorre comigo. Tenho o implante há 13 meses e nunca tive este tipo de problema. Se desligo o gerador de pulsos, aí sim, fica tudo incontrolável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.