terça-feira, 30 de outubro de 2007

Descoberto o químico que desencadeia o Parkinson
ScienceDaily (Oct. 30, 2007) — Investigadores da Saint Louis University School of Medicine descobriram a chave química do cérebro que provoca a doença de Parkinson - um avanço que poderá abrir o caminho para novas e mais eficazes terapêuticas para o tratamento de uma das mais comuns e debilitantes perturbações neurológicas. (...)

No processo que leva à doença de Parkinson, a dopamina é convertida em um produto químico altamente tóxico chamado DOPAL. Usando tubos de ensaio, a cultura de células e modelos animais, os pesquisadores descobriram que o DOPAL é que provoca a formação da proteina alfa-synuclein no cérebro, o que por sua vez provoca a morte de células produtoras de dopamina e leva ao Parkinson. (segue..., em inglês) Em português aqui=> Farmacia-pt.

MUSEUS LONDRINOS RECEBEM A MAIOR DOAÇÃO DOS ÚLTIMOS CEM ANOS
LONDRES, 30 OUT (ANSA) - O filantropo britânico e colecionador de arte Simon Sainsbury, membro da multimilionária família inglesa dona da cadeia de supermercados de mesmo nome, doou uma imensa coleção de quadro aos museus Tate e National Gallery de Londres, avaliada em mais de US$ 500 milhões.

Sainsbury, que faleceu no ano passado, possuía obras de Edgar Degas, Claude Monet, Lucian Freud, Francis Bacon, Thomas Gainsborough, Paul Gauguin, Henri Rousseau, entre outras.

A doação foi classificada como a mais importante dos últimos cem anos na Grã-Bretanha. (...)

Sainsbury, que morreu em setembro de 2006 aos 76 anos, após sofrer de Mal de Parkinson, deixou um patrimônio avaliado em US$ 600 milhões. (segue...)

União européia aprova regras regulamentadoras da terapia genética, avançando tratamento para doenças
October 30, 2007 - BRUSSELS, Belgium: Terapia genética e outros tratamentos avançados para doenças como câncer e Parkinson serão reguladas e autorizadas pela União Européia sob regras aprovadas pelos governos europeus 3a feira.

O novo guia classifica a terapia genética, terapia celular somática e engenharia genética de tecidos como procedimentos médicos, fazendo com que toda a medicina envolvendo tais tratamentos seja submetida a avaliações de segurança científicos, e os pacientes providos de monitoração pós-tratamento. (
segue..., em inglês) Fonte: International Herald Tribune.

Restrições alimentares estimulam receptores de dopamina - ligados ao prazer - em ratos
ScienceDaily (Oct. 29, 2007) — Um estudo de imagens cerebrais de ratos geneticamente obesos realizado nos Estados Unidos pelo Department of Energy's Brookhaven National Laboratory fornece mais provas de que a dopamina - um químico cerebral associado à recompensa, prazer, movimento e motivação - desempenha um papel na obesidade. Os cientistas descobriram que geneticamente ratos obesos tinham menores níveis de receptores de dopamina D2 do que ratos magros. Eles também demonstraram que a restrição à ingestão alimentar pode aumentar o número de receptores D2, parcialmente atenuados por um normal declínio associado à idade. (...)

"Consumir menos calorias é obviamente importante para as pessoas tentando perder peso, além de melhorar a capacidade do cérebro para responder à recompensas, (...) (segue..., em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.