sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Da pele humana às células-tronco
por Mayana Zatz
30/11/2007-Para aqueles que são contra as pesquisas com células-tronco embrionárias, essa notícia soou como o fim da polêmica. Mas, infelizmente isto não é verdade. Estas células transformadas não substituem as pesquisas com células-tronco embrionárias, como sugere o leitor da VEJA, cujo comentário transcrevo abaixo:

"Dois grupos diferentes de cientistas anunciaram nesta semana a obtenção de células muito parecidas com células-tronco através da pele humana. Os dois grupos são bastante respeitados quando o assunto é células-tronco. A equipe japonesa, da Universidade de Kyoto, é liderada por Shinya Yamanaka, que já tinha conseguido clonar camundongos por meio de células da pele. O americano é de James Thomson (foto abaixo), da Universidade de Winsconsin, um dos pioneiros na pesquisa com células-tronco embrionárias. Nos dois casos, a receita para a transformação das células envolveu apenas quatro ingredientes: quatro genes, inseridos nas células com a ajuda de retrovírus. Mas há importantes diferenças nos dois trabalhos. Para começar, os grupos de genes usados foram diferentes. Enquanto a equipe americana usou pele de fetos, a japonesa conseguiu o mesmo com células adultas, mais fáceis de serem obtidas. E, depois de 12 semanas, os japoneses conseguiram transformar suas células em tecido cardíaco, que batia como um pequeno coração. Depois dessa conquista só vão continuar insistindo no uso de células-tronco embrionárias os discípulos de Josef Mengele que, em nome da "ciência" (vaidade pessoal, na realidade) são capazes das maiores atrocidades. "

Células muito parecidas com células-tronco
Em resposta ao leitor, eu tenho de dizer: estas células transformadas NÃO substituem as pesquisas com células-tronco embrionárias. (segue...) Fonte: Veja.

Teva Pharmaceuticals obtém aprovação preliminar para genérico do Requip (Glaxo) - EUA
NEW YORK, Nov. 30, 2007 -- A Teva Pharmaceutical Industries Ltd. informou na sexta-feira que recebeu aprovação preliminar da Food and Drug Administration para os planos de comercializar a sua versão genérica do comprimido Requip (marca da GlaxoSmithKline).

A aprovação final é esperada uma vez que a patente do Requip expira em 19 de maio de 2008. (segue..., em inglês) Fonte: CNN Money.

El coste-eficacia de la cirugía en Parkinson es positivo
Barcelona - 30/11/2007 - El grupo del Hospital Clínico de Barcelona ha observado que la operación quirúrgica en Parkinson (dbs) supone un gasto de unos 18.000 euros y ha estimado que con el ahorro en medicamentos durante el año siguiente de la cirugía se amortiza un 56 por ciento de su coste total. (segue..., em espanhol na fonte, em catalão (.pdf) no "link" do hospital) Fonte: Diario Medico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.