terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Depleção de Glutationa ligada ao Parkinson em ratos
Tue 18-Dec-2007 - Cientistas do Buck Institute demonstraram que ratos que sofrem de um esgotamento do antioxidante glutationa nos neurônios produtores de dopamina desenvolvem danos nervosos e sintomas associados com a doença de Parkinson (DP) em seres humanos. A dopamina é um neurotransmissor produzido no cérebro que facilita muitas funções críticas, incluindo as habilidades motoras. Os estudos de Past têm mostrado que o esgotamento dos antioxidantes naturalmente presentes na área afetada do cérebro é um dos primeiros sinais de DP, mas este estudo mostra que a depleção da glutationa pode ser um fator que causa a desordem. Os resultados do estudo, liderado por Julie Andersen PhD, serão publicados em 19 de dezembro de 2007 no Journal of Neuroscience. (segue..., em inglês) Fonte: Newswise.

Hospital estadual em SP oferecerá cirurgia a pacientes com Parkinson
18/12/2007 - SÃO PAULO - O Hospital Estadual Brigadeiro, referência em neurocirurgia pelo SUS na capital de São Paulo, vai passar a fazer cirurgia gratuitas para portadores de Mal de Parkinson. Serão realizadas 120 cirurgias por ano e a equipe será composta por 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares especializados.

Serão oferecidos dois tipos de cirurgia: uma de lesão de estrutura cerebral específica e outra de implante de eletrodos cerebrais profundos para estimulação. Nos dois casos, a técnica usada será a de micro-registro neuronal, que permite monitorar a atividade dos neurônios para identificar o ponto alvo da cirurgia.

A cirurgia é indicada para pacientes que não tiveram sucesso no controle da doença com o uso de medicamentos. Os pacientes serão encaminhados ao hospital pelas unidades básicas de saúde ou por ambulatórios de especialidades. Depois passarão por uma avaliação da equipe médica e, se necessário, submetidos ao procedimento cirúrgico. Fonte: O Globo Online. Boa notícia!

Manifestação da APARS, hoje, 08:30 h, em Porto Alegre
Manifestação diante da farmácia pública do estado do RS, no centro de Porto Alegre, que só fornece medicamentos gratuitos para Parkinson através da via judicial. Veja abaixo o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.