quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Cientistas espanhóis obterão células para aplicar em doenças hoje incuráveis
24/01/2008 - Valência (Espanha), 24 jan (EFE) - Uma equipe de cientistas espanhóis realizará pela primeira vez na Espanha um projeto de clonagem terapêutica que permitirá obter células-tronco indiferenciadas geneticamente para serem aplicadas em doenças até hoje incuráveis.

As características deste projeto do Centro de Pesquisa Príncipe Felipe (CIPF) de Valência foram explicadas hoje pelo conselheiro de Saúde valenciano, Manuel Cervera, e pelo diretor e vice-diretor do CIPF, Rubén Moreno e Miodrag Stojkovic. (...)

As duas primeiras doenças que serão estudadas fazendo uso da transferência nuclear serão a epilepsia infantil e a paraplegia espástica hereditária, já que, embora sua incidência seja baixa na sociedade, são patologias genéticas nas quais já se conhecem os genes envolvidos.

No entanto, estes modelos serão o ponto de partida para o estudo de outras doenças que até o momento são incuráveis, como Parkinson, Diabetes tipo 1 e infartos de miocárdio.

A vantagem deste método frente à utilização de células a partir de embriões restantes das técnicas de reprodução assistida é que ao usar um clone do próprio indivíduo, não há risco de que o paciente desenvolva uma rejeição após o implante dessas células ou tecidos. Fonte: Notícias UOL.

Empresa holandesa - Desarrollan una píldora de marihuana
24-01-2008 - El laboratorio Echo Pharmaceuticals espera poder vender la primera píldora de marihuana en el mundo dentro de cinco años, apuntando a un mercado mundial valorado en 4.000 millones de euros, según su consejero delegado.

La empresa holandesa competirá con la canadiense Cannasat, que también está desarrollando ese tipo de comprimidos. En 2005, Canadá se convirtió en el primer país en el mundo en aprobar un aerosol a base de cannabis, fabricado por la británica GW Pharmaceuticals, como tratamiento para los pacientes con esclerosis múltiple. (...)

"El mercado mundial de medicamentos a base de marihuana podría rondar los 4.000 millones de euros", dijo a Reuters el presidente ejecutivo de Echo Pharmaceuticals, Geert Woerlee, durante una entrevista telefónica. "Como primeros competidores, podríamos obtener una cuota del 20 o el 30 por ciento del mercado", añadió. El directivo indicó que los estudios muestran que los fármacos basados en cannabis serían efectivos para tratar enfermedades como el Parkinson, la esclerosis múltiple y la migraña y que podrían ayudar además a pacientes enfermos de Alzheimer. (segue..., em espanhol) Fonte: Terra-es.

Apresentado TH-Queen™, chiclete com o antioxidante Glutationa
Thursday, 24 January 2008 - A NutraCAM anunciou hoje o lançamento oficial do TH-Queen ™, um chicletes que contém uma forma patenteada do antioxidante glutationa.

A glutationa é fabricada em todo o corpo como parte de suas defesas contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis eletricamente que estão sendo continuamente liberadas por células e tecidos, prejudicando principalmente espécies reativas de oxigênio ou ROS. Os radicais livres são expurgados ou neutralizados por diversas defesas antioxidantes do organismo, tais como as enzimas glutationa peroxidase, catalase, e várias formas de superóxido dismutase (SOD). Quando as defesas antioxidantes estão comprometidas ou esgotadas por radicais livres (prooxidants), um estado conhecido como estresse oxidativo, pode infligir danos às proteínas, ácidos nucleicos e lípidos. Isto pode definir o estágio de células, tecidos e órgãos, com os mesmos danos, como aliás implica na evolução progressiva de doenças e moléstias tais como Amyotrophic Esclerose Lateral (ALS) e a doença de Parkinson. (segue..., em inglês) Fonte: TH-Queen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.