Dispositivo auxilia o andar de afetados pelo Parkinson
January 19, 2008 - Um dispositivo portátil, alimentado por bateria, foi desenvolvido em Cingapura para ajudar as pessoas que sofrem da doença de Parkinson a reconquistar seu ritmo de caminhada, informou a Politécnica Ngee Ann.Fisioterapeutas do Hospital Geral de Cingapura trabalharam com uma equipe do departamento da escola de engenharia mecânica para criar a invenção.
O Parkinson é uma doença de lenta progressão, degenerativa, que priva os doentes de movimentos rápidos, levando o paciente a dar pequenos passos ou congelando-se em espaços estreitos, disse a equipe. Para dar o próximo passo, os pacientes precisam de um estímulo, ou "empurrão".
O dispositivo gera sinais informando aos doentes quando e como caminhar, disparando um raio laser vermelho no terreno, criando um caminho.
É afivelado a um cinto, que gera tons diferentes, levando os pacientes a mover suas pernas. Ele também vibra.
Experiências no hospital mostraram melhorias na caminhada e redução do congelamento, disseram os desenvolvedores.
Choo Teow Sin, doente de 70 anos, apresentou a melhor resposta ao estímulo visual do raio laser, sua esposa disse ao Straits Times. Sua marcha também é visivelmente melhor e melhorou a sua confiança.
A equipe, esperando comercializar o invento, disse que eles foram movidos pelo desejo de contribuir para as decorrências do rápido envelhecimento da população. (em inglês) Fonte: The Age-au.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.