terça-feira, 8 de janeiro de 2008

ANÁLISIS DE SANGRE Y ENFERMEDADES NEURODEGENERATIVAS: NUEVAS RESPUESTAS
8 de Enero de 2008 - Un grupo de investigadores de la Universidad de Granada, del Departamento de Fisiología de la Facultad de Medicina y el Servicio de Neurología del Hospital Clínico San Cecilio de Granada, estudian los marcadores plasmáticos en las enfermedades neurodegenerativas. (...)

Para este estudio, este grupo de investigación realizó una recogida de las muestras, siguiendo un protocolo estricto y manteniendo las muestras siempre en frío hasta su análisis. La recogida de muestras se llevó a cabo en grupos de pacientes con la enfermedad de Alzheimer, la enfermedad de Parkinson y la enfermedad de Huntington, fundamentalmente. Y en grupos controles tales como grupos de individuos sanos y también de pacientes con enfermedades agudas del sistema nervioso no degenerativas. (...)

Este estudio se ha orientado para tener una aplicación clínica inmediata como es la ayuda diagnóstica en la clínica neurológica y clínica general, que mediante un análisis bioquímico no demasiado complejo y perfectamente realizable en un hospital, se pueda conocer la alteración de componentes sanguíneos relacionados con las enfermedades neurodegenerativas. (em espanhol) Fonte: Andalucia Investiga.

Clínica de infertilidade dá desconto em troca de óvulos
08 de janeiro, 2008 - Uma clínica de fertilização britânica está oferecendo desconto nos tratamentos de infertilidade para mulheres que doem seus óvulos para pesquisa científica.

O esquema, desenvolvido no Centro de Fertilidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, vai oferecer desconto de 1,5 mil libras (cerca de R$ 5 mil) no tratamento de fertilização in vitro para as participantes.

Segundo os cientistas, a quantidade adicional de óvulos poderá auxiliar na pesquisa de terapias com células-tronco para doenças como o Mal de Parkinson. (segue...) Fonte: BBC Brasil.

Prueban en ratones que éxtasis provoca neurodegeneración similar al parkinson
Martes, 08 de Enero de 2008 - Investigadores del Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) han probado que el consumo de éxtasis en cantidades abusivas comparte mecanismos de degeneración neuronal con las enfermedades neurodegenerativas más frecuentes, como la enfermedad de Parkinson o la de Huntington. (segue..., em espanhol) Fonte: Unionradio.

Pode um teste de cheiro predizer o Parkinson?
ScienceDaily (Jan. 7, 2008) — Médicos sabem que o prejuízo no senso de cheiro é um indicador precoce da doença de Parkinson. Agora eles querem saber se um odor teste pode ajudar a determinar se as pessoas sem sintomas possam eventualmente vir a desenvolver a doença. (segue..., em inglês)

Indústria biotecnológica chinesa é 'dragão em crescimento', diz estudo
07/01/2008 - Basta investimento para chineses oferecerem melhores remédios ao mundo. País antes ligado à falsificação tomou a liderança do setor. (...)

A indústria biotecnológica chinesa é um dragão que cresce na Ásia e só necessita de um ambiente propício ao investimento para se transformar em produtora mundial de remédios e tratamentos, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (7) pela revista "Nature Biotechnology".

A publicação assinala que o rápido avanço da China no campo da biotecnologia foi resultado da intenção de Pequim em promover o aperfeiçoamento, e do retorno ao país de cientistas e empresários de talento.

O estudo expressa que o retorno desses estudiosos chineses, a quem chama de "tartarugas marinhas", agregou conhecimento, experiência e prestígio à indústria biotecnológica do país asiático.

A China, considerada até pouco tempo um sagaz plagiador de produtos, tomou agora a iniciativa na indústria e obteve avanços considerados "assombrosos".

Destacam-se, entre eles, a comercialização do primeiro tratamento genético -- o "Gendicine", uma injeção utilizada no tratamento de câncer de cabeça e pescoço e desenvolvida pela empresa Shenzhen SiBiono Genetech -- além de uma vacina contra o cólera aplicada mediante uma pastilha.

O "Gendicine" já foi utilizado em mais de cinco mil pacientes, com 400 deles estrangeiros. O remédio é ainda alvo de testes clínicos na China para sua administração em casos de câncer hepático, abdominal e de pâncreas.

Além disso, várias empresas chinesas estão trabalhando ativamente na pesquisa de células-tronco humanas e animais, assinala o estudo.

Uma dessas companhias, a Beike Biotech, organizou uma rede de hospitais-satélites, clínicas e laboratórios de pesquisa para comercializar seus tratamentos com células-tronco, incluindo a coleta desse tipo de células dos cordões umbilicais e membranas amnióticas, e sua administração a pacientes por via intravenosa ou por injeção direta na medula espinhal. (segue...) Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.