terça-feira, 25 de março de 2008

Cientistas norte-americanos criam músculo com capacidade de auto-regeneração e que ainda gera eletricidade



Pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia, em português) anunciaram a criação de um músculo artificial com capacidade de auto-regeneração e que ainda consegue gerar eletricidade. A idéia dos cientistas é usar o material para movimentação de robôs e também para o desenvolvimento de uma nova geração de próteses.

Para obter tal façanha, os responsáveis pelo projeto usaram nanotubos de carbono no lugar do tradicional metal. Este tipo de material é mais flexível e capaz de atuar como um eletrodo, sem apresentar o risco de falhas após um longo tempo de utilização.

Segundo o site Discovery News, caso os nanotubos de carbono apresentem algum tipo de falha, a região em torno dele torna-se não-condutiva, impedindo que o erro se espalhe para outras áreas. Ainda de acordo com Qibing Pei, um dos cientistas envolvidos no projeto, o músculo conserva cerca de 70% da energia inserida nele, permitindo que a mesma seja transferida para outras finalidades, “como movimentar outros músculos ou ser transferida para uma bateria”.

“Quando você aplica a eletricidade neste músculo, ele se expande em até 200%, com uma movimentação muito semelhante ao dos músculos humanos”, declarou o Pei. “Espetamos nossa criação com alfinetes e ele manteve seu modelo de funcionamento, enquanto outros modelos do tipo teriam falhado”.

fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.