sexta-feira, 7 de março de 2008

La moral frena el avance en biotécnica
Viernes 07 de marzo de 2008 - El escaso debate y el desconocimiento entre legisladores sobre el tema limita el desarrollo de prácticas terapéuticas.

Mientras en gran parte de los países desarrollados el tema de la bioética comienza a reflejarse en su marco legislativo, en México no ha permeado aún y hoy hay grandes vacíos legislativos en la materia.

El escaso debate en torno a la bioética y su desconocimiento entre los legisladores ocasiona que frente a temas polémicos como el aborto o la eutanasia, se recurra más a la moral religiosa que a la sustentación científica.

Ejemplo de ese rezago es la iniciativa de ley de clonación terapéutica, que lleva varios años en el Congreso y no ha podido ser votada porque se han impuesto las visiones religiosas. (...)

Tampoco hay que perder de vista proyectos como el de Lyle Armstrong, de la Universidad de Newcastle, Inglaterra, quien busca transferir el núcleo de una célula humana a un óvulo animal, para tratamientos contra el mal de Parkinson o el Alzheimer. Fonte: El Universal-mx.

--------------------------------------------------------------------------------------------
A prevenção (?????? sic) é a solução mais eficaz para combater o Parkinson
Sexta-feira, 7 Março de 2008 - “Quanto mais esclarecidas as pessoas estiverem em relação à patologia melhor conseguem lidar com ela”. Partindo desta premissa a Delegação Distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson realiza diversos encontros, sessões de fisioterapia, acções de sensibilização e cursos. No passado sábado teve lugar em Óbidos uma conferência sobre esta doença na qual participaram diversos especialistas na área.

Embora não existam números exactos, as estimativas apontam para que em Portugal existam 15 a 20 mil pessoas a sofrer de Parkinson, uma doença que afecta o sistema nervoso central e para a qual ainda não existe cura. (segue...) Fonte: Gazeta das Caldas Online-pt.

ATENÇÃO: A propósito do título, enviei o email abaixo ao jornal (redaccao@gazetacaldas.com):

Srs,
Me desculpem a sinceridade, mas o título de sua matéria é IRRESPONSÁVEL e denota total desconhecimento de causa, induzindo erroneamente o portador de Parkinson a crer que lhe faltou prevenção, que a doença era evitável, o que NÃO É VERDADE!

Para o Parkinson não existe prevenção. Como se trata de uma doença neurológica progressiva, de causas ainda desconhecidas, o que existem são meios ainda não totalmente confirmados para tentar reduzir a evolução da doença, quando detectados sintomas iniciais, que já indicam perda de cerca de 80% dos neurônios dopaminérgicos, como a ingestão de anti oxidantes, p.ex. Para o bom e correto esclarecimento às Pessoas com Parkinson (PcP), salvo melhor juízo, creio que deva haver retificação do título, mesmo porque, em nenhum ponto da matéria jornalística há afirmação que se coadune com o título ou manchete.

Visitem-nos: http://maldeparkinson.blogspot.com/
Certo de sua atenção,
[ ]'s
Hugo
--------------------------------------------------------------------------------------------

"Pepino do mar" inspira implante cerebral

Thursday, 6 March 2008 - A resposta de um pepino do mar tem inspirado um novo material que poderá um dia ser usado para construir implantes cerebrais para pacientes com doença de Parkinson. (...)

Esta capacidade de "mutação" poderia ajudar a construir dispositivos terapêuticos a serem implantados no cérebro de pacientes que sofrem de doença de Parkinson, acidente vascular cerebral ou lesões da medula espinhal. (segue..., em inglês) Fonte: BBC News. Leia aqui em espanhol, na BBC Mundo. Em português, aqui, na Gazeta On Line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.