segunda-feira, 7 de abril de 2008

Parkinson: novo argumento contra pesquisa com embriões 07/04/2008 - O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai adorar o novo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre células-tronco. Ao pedir vista, na sessão de 5 de março, Direito emperrou a decisão do STF que, tudo indica, manteria a legalidade da pesquisa com células-tronco embrionárias humanas (CTEHs). Seu prazo de 30 dias encerrou-se sexta-feira, mas Direito, como os outros ministros do STF, estão acima desses constrangimentos a que estão submetidos os comuns dos mortais. (segue...) Fonte: Folha blog.
_____________________________________________
Cientistas transformam células de pacientes em células-tronco 07 de abril, 2008 - Cientistas americanos retiraram células da pele de pacientes com oito doenças diferentes e as transformaram em células-tronco.

A pesquisa realizada pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos, indica que os cientistas estão agora mais próximos de usar células-tronco dos próprios pacientes para tratá-los.

As células foram criadas a partir de tecidos de pacientes com males como doença de Huntington e distrofia muscular.

As chamadas células-tronco pluripotentes induzidas (IPS, na sigla em inglês) são células adultas criadas para agir como células embriônicas, ou seja, têm a habilidade de desenvolver em qualquer célula do corpo humano.

As células dos tecidos retirados dos pacientes são induzidas a retornar à sua forma embriônica e, depois, redirecionadas para se tornarem células específicas de cada órgão.

O pesquisador Willy Lensch, da Harvard Medical School, disse que a técnica tem um potencial incrível e poderia ajudar os cientistas a entender os primeiros estágios de doenças genéticas.

Em princípio, essas células poderiam ser usadas para tratar várias doenças, desde diabetes à doença de Parkinson. (segue...) Fonte: BBC Brasil.
_____________________________________________
Cientistas dos EUA tratam Parkinson com células-tronco "reprogramadas" 07/04/2008 - A terapia com células-tronco obtidas a partir de células da pele reduziu consideravelmente os sintomas do mal de Parkinson em ratos, de acordo com estudos publicados nesta segunda-feira (7) nos Estados Unidos.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica Whitehead em Cambridge, Massachusetts, utilizaram uma técnica recente para reconstruir células-tronco a partir de células da pele e depois tratarem as cobaias que sofriam dessa doença neurológica degenerativa.

Quando os ratos foram estudados, várias semanas depois do transplante dessas células, os sintomas do mal de Parkinson haviam reduzido consideravelmente, confirmando que as células-tronco "reprogramadas", que fazem as vezes das embrionárias, poderiam substituir neurônios perdidos ou afetados.

"É a primeira demonstração de que as células reprogramadas podem se integrar ao sistema cerebral ou ter um efeito positivo sobre uma doença neurodegenerativa", indicou Marius Wering, principal autor da pesquisa divulgada na revista científica "PNAS", publicada pela Academia de Ciências dos EUA. (segue...) Fonte: Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.