quarta-feira, 16 de abril de 2008

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
O que é Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica avançada e promissora, que desponta como instrumento inovador na terapêutica biológica dos transtornos mentais, sendo também amplamente empregada na avaliação e tratamento de doenças cerebrovasculares, dor e anormalidades dos movimentos.

A EMT faz uso de um campo magnético potente, similar ao de ressonância magnética, promovendo ativação de neurônios ou sistemas neuronais desativados em função de diferentes patologias, como a depressão, por exemplo.

Uma de suas principais vantagens está no fato de ser um método não invasivo, indolor e seguro para a investigação da fisiopatologia de doenças no sistema nervoso central (SNC) no ser humano desperto. Isso motivou a rápida difusão do procedimento em vários países, muitas vezes, com objetivos clínicos.

Vários estudos têm sido realizados na tentativa de se aplicar a EMTr no tratamento dos sintomas motores nos pacientes com doença de Parkinson (DP). Esses estudos têm apresentado resultados variados, porém, a maior parte deles tem mostrado efeitos positivos. A possível melhora dos sintomas motores na doença de Parkinson após a aplicação de EMTr poderia estar ligado a alguns mecanismos, como a liberação de dopamina.

Leia aqui também, o ítem "Segurança"


Alguém ja usou?


Fonte: Hospital das Clinicas SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.