
“QUANDO A INDICAÇÃO É LEVANTAR E SE MEXER”
Aproveitando a deixa do colega Baldoino que republicou aqui o artigo “Esporte: santo remédio para doenças crônicas”, fui buscar a biografia da Dra. Marilyn Moffat, citada nesse artigo e descobri que ela, em 2002, quando presidenta da the American Physical Therapy Association (APTA), publicou o Manual de Manutenção e Reeducação Postural, de sua autoria e de Steve Vickery.
Ela foi citada hoje em outra noticia, desta vez no JB Online, onde afirma que:
(...)“Exercícios aeróbicos reduzem a pressão sangüínea nas pessoas com hipertensão, e melhoram a circulação periférica naquelas que desenvolvem câimbras nas pernas quando andam – sintoma chamado claudicação intermitente. O tratamento para o problema, na verdade, é andar um pouco mais a cada dia.
Nas pessoas que tiveram ataques isquêmicos transitórios, ou miniderrames, exercícios que vão aumentando gradualmente melhoram o fluxo sangüíneo para o cérebro e podem diminuir o risco de derrame, segundo Moffat. E exercícios aeróbicos e de musculação aumentam a resistência, a velocidade durante a caminhada e a habilidade de desempenhar tarefas diárias até seis anos depois do derrame.”
(...)”Exercícios na água ajudam particularmente as pessoas com esclerose múltipla, que devem evitar superaquecimento. E para aqueles com mal de Parkinson, treinamento de resistência e exercício aeróbico podem aumentar a habilidade de agirem de forma independente, o equilíbrio, a distância percorrida, a velocidade durante a caminhada e melhorar o humor.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.