SUICÍDIO APÓS DBS
A operação para estimulação profunda do cérebro, conhecida pela sigla DBS, derivada da expressão inglesa Deep Brain Stimulation, tendo como alvo o núcleo sub-talâmico, melhora os sintomas motores e a qualidade de vida dos portadores de doença de Parkinson avançada. Como ocorre com outras cirurgias que alteram as condições de vida das pessoas, casos de suicídio foram relatados depois da DBS aplicada no tratamento de distúrbios do movimento.
Um estudo realizado por um consórcio internacional formado por dez centros de pesquisa dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália e Holanda, sob a coordenação do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, National Institutes of Health, dos USA, concluiu que a depressão pós-cirurgia permanece como fator significativo associado às tentativas de suicídio e aos suicídios perpretados.
A pesquisa conclui também que o suicídio apresenta-se como um dos riscos (potencialmente evitáveis) mais importantes da mortalidade constatada após a DBS aplicada ao núcleo sub-talâmico para tratamento da DP.
Por essa razão, o estudo recomenda que a depressão pós operatória deva merecer tratamento multidisciplinar e um cuidadoso acompanhamento.
A propósito vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde lançou em 1999 o Programa de Prevenção do Suicídio e editou um “manual” para médicos e clínicos gerais. Conheça esse manual procurando o link na coluna da direita deste blog ou simplesmente clicando aqui.
Fonte: BRAIN – A Journal of Neurology, Published by Oxford University Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.