_____________________________________________
Para competir com estrangeiros, Brasil aposta em rede para células-tronco
01/10/08 - Idéia é gerar sucesso com coordenação, evitando repetição de pesquisas.Em termos de verba para estudos, Brasil não tem como vencer países ricos.
O desenvolvimento da primeira linhagem viável de células-tronco embrionárias no Brasil, antecipado na terça-feira (30) pelo G1, foi só o primeiro passo de um ambicioso plano de pesquisas para desenvolver novas terapias com células no país -- mais com sagacidade do que com verbas. É com esse espírito que o governo federal criou a Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).
A idéia é contornar um problema atualmente insolúvel: os recursos que as instituições de fomento podem repassar hoje aos pesquisadores no Brasil é ínfima, perto do que podem investir as nações de primeiro mundo. Para brigar de igual para igual, será preciso, antes de mais nada, inteligência. (segue...) Fonte: G1.
_____________________________________________
Pesquisador tentará agora criar linhagem usando tecido adulto
01/10/2008 - Mesmo tendo conseguido obter agora uma linhagem própria de células-tronco embrionárias humanas, pesquisadores brasileiros já se movimentam para conseguir produzir as chamadas células-tronco iPS --criações de laboratório que possuem grande versatilidade, mas não requerem o uso de embriões para serem obtidas.Segundo Stevens Rehen, da UFRJ, porém, o Brasil ainda está à mercê da lentidão das importações para conseguir reproduzir esta técnica. "Acabei de comprar um reagente [material de pesquisa] crucial para fazer a reprogramação das células [as iPS]", afirma o cientista "Recebi agora um e-mail da Merck dizendo que vai demorar 60 dias para me entregar."
Segundo Rehen, esse tipo de demora deverá ser coisa do passado em breve, no que se refere à obtenção de células-tronco embrionárias humanas. Seu grupo na UFRJ desenvolveu uma técnica para multiplicação de células-tronco embrionárias em biorreatores que permite obtê-las em grande escala.
Segundo Rehen, a partir de uma amostra o método é capaz de produzir um montante de 900 milhões de células. "Colocando um milhão de células em cada tubinho já está bom."
"Já temos um artigo submetido [a uma publicação científica] sobre isso", diz. "Provavelmente vai ser o primeiro trabalho publicado sobre uma pesquisa com célula-tronco embrionária humana no Brasil." (segue...) Fonte: Folha de S.Paulo.
_____________________________________________
Expertos piden volver a lactancia en medio de escándalo en China
30 de Septiembre de 2008 - HONG KONG (Reuters) - El escándalo por la leche contaminada en China, que este mes generó la hospitalización de miles de niños con enfermedad renal, reinició el pedido de los expertos médicos para que las madres vuelvan a amamantar a sus hijos. (...)Una serie de estudios realizados en los últimos años mostró relaciones entre el aumento del consumo de productos lácteos y enfermedades como el cáncer de próstata, la diabetes y el .
"La dieta occidental está asociada con un incremento de las enfermedades crónicas como el Alzheimer, el cáncer y la dolencia cardiovascular", señaló Peter Dingle, toxicólogo de la Murdoch University en Perth, Australia.
"Encabezando la lista de los posibles peores alimentos para los humanos y vinculada con la mayoría de las formas de enfermedad crónica está la leche de vaca", añadió Dingle. Fonte: Teletica.cr.
_____________________________________________
Médicos e psicólogos peritos debatem a saúde no trânsito
30.09.2008 - Cerca de 250 profissionais vão participar do II Seminário Estadual de Médicos e Psicólogos Peritos em Trânsito, promovido pelo Detran-PE nesta quarta-feira (01). Nas 23 palestras, serão discutidos temas relacionados à saúde dos condutores, com foco no impacto de doenças como o mal de , Alzheimer, Hipertensão, e transtornos psiquiátricos. O presidente do Detran-PE, Roberto Leandro, fará a abertura dos debates, que começam às 18h30, no Mar Hotel, em Boa Viagem. A programação segue até o próximo sábado (04), das 8h às 18h.O objetivo principal do encontro é uniformizar as abordagens dos profissionais e realizar uma reciclagem a partir do debate de novos conceitos dos temas em pauta. Vão participar do encontro profissionais do Estado e representantes da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Federal de Psicologia (CFP). Fonte: JC OnLine.