segunda-feira, 27 de julho de 2009

Los inesperados caminos del prión
27/07/2009 - Recientes estudios sobre una proteína, que puede volverse dañina y causar enfermedades como el mal de la vaca loca, abren el camino a nuevas terapias para combatir las llamadas enfermedades neurodegenerativas como el Parkinson o el Alzheimer. Los estudios fueron realizados por el biólogo peruano, Dr. Edward Málaga-Trillo de la Universidad de Konstanz, en Alemania.

La comunidad científica sabe desde hace más de 20 años que las proteínas normales del cerebro pueden volverse dañinas y provocar enfermedades mortales, tales como el mal de Creutzfeldt-Jakob. Ese descubrimiento le valió a Stanley Prusiner el premio Nobel de Medicina en 1997. Quedaba por explicar por qué el cerebro produce cantidades tan altas de este compuesto, llamado proteína de prión (PrP).

Según los estudios de Edward Málaga-Trillo, el prión cumpliría un papel fundamental en la comunicación celular. No artigo, na fonte, há áudio da entrevista. Fonte: rfi.fr.
____________________________________________________
Teste caseiro lê segredos dos genes
"23andMe" descodifica genoma a partir da saliva por 280 euros. Empresa americana já conta com clientes portugueses
26 Julho 2009 - Há portugueses que já descobriram os segredos inscritos nos seus genes através de um teste caseiro, o "23and Me", considerado o invento mais importante do ano passado pela revista "Time".

Os testes para descodificar o genona e detectar, por exemplo, tendência para o desenvolvimento de diversas patologias não são novidade. O que é inovador nesta empresa - criada por duas investigadoras, uma delas (Anne Wojcicki) casada com o co-fundador do Google, Sergey Brin - é proporcionar um serviço simples e de preço acessível. A aposta num custo bastante mais baixo do que o habitual traduziu-se numa procura global, o que permitiu baixar o preço inicial de mil dólares para 399 (cerca de 280 euros).

Portugal está entre os países onde o serviço está disponível. Fonte da empresa confirmou ao JN que contam com portugueses entre os seus clientes, mas recusou dizer quantos, alegando a política de privacidade da companhia.

Mas, afinal, o que os genes podem dizer sobre nós próprios? Informações curiosas mas não muito relevantes, como a cor do cabelo ou dos olhos, e outras que podem ser de importância fundamental, como a tendência para desenvolver um número muito alargado de doenças. Diabetes tipos 1 e 2, artrite reumatóide, doenças de Crohn e de Parkinson, cancros da mama e da próstata, psoríase e resistência à lactose são alguns dos quadros médicos que podem ser previstos a partir da leitura do ADN (ácido desoxirribonucleico, onde está armazenada toda a informação genética que herdamos dos nossos ancestrais).

Não se trata, contudo, de previsões absolutas, mas antes de tendências que, combinadas com muitos factores como o estilo de vida, podem ou não concretizar-se. A descodificação do genoma humano (conjunto de sequências de 23 pares de cromossomas existentes no núcleo de cada célula) abriu novos caminhos em áreas como a medicina, a farmacoterapia e a investigação criminal. Num futuro que adivinha não muito distante, será possível seleccionar tratamentos com base na configuração genética do indivíduo e até fabricar medicamentos à medida. Mas, também se receia que essa preciosa informação passe a ser usada para fins menos benignos, como impedir a realização de seguros ou, em casos mais extremos, para discriminar no acesso a emprego.

A lista de serviços da "23and Me" está em constante crescimento. Fonte da empresa confirmou que, à medida que os investigadores produzirem novo conhecimento científico, todos os clientes terão acesso às informações que lhes digam respeito. Sem necessidade de enviar nova amostra de saliva ou custos adicionais. Fonte: Diario de Noticias.pt.
A velha pergunta: Para que saber se não há nada a fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.