Português descobre gene crucial para transformar células adultas em estaminais embrionárias
20.08.2009 - José Silva anda às voltas com o mesmo gene há cinco anos e agora descobriu como é que esse gene consegue fazer com que células adultas, perfeitamente diferenciadas como as da pele, regressem a um passado distante – levando-as a transformar-se em células estaminais embrionárias.O biólogo português, 35 anos, do Centro para a Investigação de Células Estaminais da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, publica hoje a descoberta na edição online da revista norte-americana “Cell”.
O gene alvo de tantas atenções é o Nanog, que, em gaélico, remete para a expressão “terra dos sempre jovens”. Foi descoberto em 2003, por outro cientista, e no ano seguinte José Silva começou a dedicar-lhe atenção.
O que tem para contar inclui vários tipos de células. Ao contrário das células adultas, que já se diferenciaram, tornando-se pele ou coração, por exemplo, as estaminais dos embriões originam todos os tipos de células (mais de 200) de um organismo. Por essa razão, os cientistas querem aprender tudo sobre elas, para depois as transformar em qualquer tipo de célula e tratar as mais variadas doenças, como a Parkinson, Alzheimer ou diabetes. (segue...) Fonte: Publico.pt.
_________________________________________________________________
Droga de transplante dá uma nova esperança para doentes de Parkinson
17th August 2009 - Um medicamento administrado a pacientes transplantados pode proteger células cerebrais de genes defeituosos que causam a doença de Parkinson, dizem cientistas.
A descoberta abre novas vias de investigação em matéria de tratamentos para a doença, que afeta os nervos que coordenam o movimento.
Rapamicina é um imune supressor utilizado para impedir que órgãos transplantados sejam rejeitados pelo sistema de defesa do organismo. (segue..., em inglês) Fonte: Daily Mail.uk.
_________________________________________________________________
El caso Agreal llega al Tribunal Supremo
Este medicamento, que provoca reacciones adversas, afecta a una algecireña
20.08.2009 - El caso del medicamento Agreal ha llegado al Tribunal Supremo por provocar reacciones adversas a numerosas personas, afectando a 15 mujeres españolas, dos de ellas de Cádiz, una del Puerto de Santa María y otra de Algeciras.Según el bufete de abogados Osuna, la sentencia recurrida consolida que el medicamento produce efectos extrapiramidales -temblores, movimientos involuntarios, discinesias y parkinson- y reacciones adversas de carácter psiquiátrico. (segue...) Fonte: Europa Sur.es.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.