sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Descoberta gaúcha sai na Science
Cientistas revelam que a dopamina é substância fundamental para perda ou ganho de memória
21 de agosto de 2009 | No que depender das descobertas de um grupo de cientistas do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a perda de memória, que atormenta milhares de pessoas no mundo, pode cair no esquecimento.

Em um estudo inédito, que deverá ser publicado hoje na revista Science, um dos mais importantes periódicos científicos internacionais, os pesquisadores revelam em detalhes o papel da substância dopamina na fixação das lembranças e abrem caminho para uma revolução. O estudo faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há cerca de cinco anos no Centro de Memória da PUCRS, cujas etapas vêm sendo acompanhadas por Zero Hora desde 2007. Até então, segundo o coordenador do estudo, o neurocientista Martín Cammarota, não se sabia ao certo como determinados acontecimentos se transformavam em recordações duradouras e por que algumas memórias persistiam mais do que outras.

Por meio de experimentos feitos com ratos, Cammarota e os professores Janine Rossato, Lia Bevilaqua, Iván Izquierdo e Jorge Medina conseguiram identificar o neurotransmissor que regula esse processo. Velha conhecida dos cientistas, a dopamina até então era relacionada às sensações de recompensa e de bem-estar e vinha sendo estudada por sua ligação com diferentes formas de vício. (segue...) Fonte: Zero Hora.
________________________________________________________________
ESPAÇO PARA FISIOTERAPIA E DIÁLOGO / Canoas-RS
21 de agosto de 2009 | O negócio da família, além de gerar lucros, é uma forma de ajudar a comunidade. Hennemann, que tem a doença de Parkinson, oferece fisioterapia e recreação a outras pessoas que sofrem com a doença.

– A participação é totalmente gratuita. Só pedimos o número do telefone para podermos avisar quando não terá encontro – diz.

O primeiro contato com outros pacientes ocorreu no ano de 2005, quando Hennemann fazia tratamento para a doença na Ulbra. A propaganda dos encontros sempre se deu por meio do boca-a-boca. Hoje, 12 pessoas participam do programa. Quem quiser fazer parte precisa apenas aparecer no local na hora marcada (veja abaixo). São alunos da Ulbra que fazem a orientação.

– Isso ajuda não só a parte física, mas também a social. Aqui, podemos conversar com outras pessoas que estão na mesma situação – salienta.

Participe

O que: fisioterapia e recreação gratuitas para portadores da doença de Parkinson

Onde: MMC Paddle (Rua Guarujá, 105, bairro São José)

Dias e horários: segunda-feira, às 14h30min, terça-feira, às 9h30min, e quinta-feira, às 9h

Informações: 3477-4205
Leia mais aqui => MODO DE VIVER E SER SOLIDÁRIO. Fonte: Zero Hora.
Parabéns Milton!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.