sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SONO ESCLARECEDOR »
Pesquisa sobre a hibernação de lagarto pode ajudar a ciência a compreender o envelhecimento precoce e a isquemia
18/09/2009 - O que a hibernação dos animais tem a ensinar sobre o homem? A pergunta pode parecer absurda, mas a verdade é que o estudo sobre como o organismo de algumas espécies reage ao fenômeno pode apontar pistas importantes sobre o funcionamento do corpo humano. Prova disso é uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB) sobre o tempo de descanso do lagarto teiú (1)(Tupinambis merianae), que abre possibilidades para pesquisas futuras em várias áreas, como estudos sobre o envelhecimento e a isquemia, interrupção temporária da respiração que pode causar danos cerebrais.

Ao estudar o lagarto, os cientistas descobriram que, durante o período de reclusão, ele reage de maneira particular à grande formação de radicais livres (2)— substâncias que, em excesso, podem levar à degeneração celular e apresentar relação com diversos problemas, entre eles o envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer, a artrite e o mal de Parkinson. No estudo, foi comprovado que o réptil não sofre o chamado estresse oxidativo, resultado direto da produção exagerada dessas substâncias, tendo um retorno à vida normal menos desgastante que o da maioria dos animais que hibernam. (segue...) Fonte: Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.