Cientistas holandeses e alemães descobrem gene do AVC
NOX4 produz água oxigenada e é responsável pela morte de neurônios
22 de setembro de 2010 | SÃO PAULO - Um gene responsável pela morte de células cerebrais após um episódio de acidente vascular cerebral (AVC) foi descoberto por um grupo formado por cientistas holandeses e alemães. A descoberta será publicada em breve na revista PLoS Biology.O gene NOX4 produz peróxido de hidrogênio, uma molécula cáustica muito usada em solução aquosa e conhecida popularmente como água oxigenada. Segundo o estudo, a inibição do NOX4 por uma droga experimental em camundongos que sofreram AVC reduziu drasticamente os danos ao cérebro e preservou funções, mesmo quando administrada horas após o episódio. (...)
“Nossos resultados terão implicações para outros estados não sadios, nos quais suspeitamos que o peróxido de hidrogênio e radicais relacionados tenham papel importante e que, até o momento, se mostraram refratários a terapias com antioxidantes ou vitaminas”, afirmou Harald Schmidt, professor da Universidade Maastricht, na Holanda, outro coordenador do estudo.
Entre os problemas de saúde para os quais a inibição do NOX4 representa uma alternativa a ser investigada estão, segundo ele, câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e doenças cardiovasculares. Fonte: O Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.