Especialistas advertem sobre riscos de turismo de células-tronco
01/09/2010 - LONDRES (Reuters) - Milhares de pessoas estão colocando sua saúde e as economias de toda uma vida em risco para viajar a clínicas particulares de vários países que oferecem tratamentos com células-tronco não aprovados e potencialmente perigosos, alertaram especialistas britânicos.Um painel de especialistas mencionou clínicas particulares na Alemanha e na China aonde existem "turistas de células-tronco" para receber tratamentos não autorizados. Mas eles também afirmaram que há 700 centros similares em todo o mundo, que oferecem terapias celulares sem aprovação.
Apesar da falta de evidências científicas de que esses tratamentos funcionam, os pacientes com enfermidades letais e sem cura, como o Mal de Parkinson ou a cegueira, estão sendo atraídos para que gastem dezenas de milhares de dólares com poucas possibilidades de êxito.
"O paciente está em risco de perder a sua vida e a sua saúde, viajando desnecessariamente longas distâncias, longe de casa, amigos e familiares, sem que melhore sua condição e possivelmente perdendo uma grande quantidade de dinheiro", afirmou Chris Mason, da unidade de bioprocessamento de medicina regenerativa da Universidade College, em Londres.
Os cientistas mencionaram o caso de um menino israelense que recebeu um tratamento com células-tronco na Rússia para uma lesão na medula espinhal e logo desenvolveu múltiplos tumores. (segue...) Fonte: O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.