terça-feira, 21 de setembro de 2010

Proteína pode atenuar o Parkinson através de compensação preventiva da degeneração neuronal
September 20, 2010 - Proteína ligada à doença de Parkinson pode causar inibição da neurodegeneração pela autofagia - o processo no qual as células digerem alguns dos seus próprios conteúdos - de acordo com um estudo publicado na edição de 20 de setembro do Journal of Cell Biology.

A autofagia serve para limpar uma variedade de resíduos tóxicos oriundos de células, incluindo as proteínas mal formadas e mitocôndrias defeituosas. Estes dois tipos de lixo se acumulam nas células neuronais de pacientes com Parkinson, sugerindo que a autofagia possa ser prejudicial nestas células. Uma proteína comumente acumulada na doença de Parkinson é a alfa-sinucleína, cujo gene é muitas vezes transformado ou super expressado em formas familiares da doença. David Rubinsztein e pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriram que o excesso de acumulação inibe a autofagia da alfa-sinucleína, bloqueando a formação de vesículas autofágicas da dupla membrana que engloba o lixo citoplasmático e o entrega aos lisossomos para a destruição. (segue..., em inglês) Fonte: PhysOrg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.