Cérebro saudável em um corpo saudável
18/10/2010 - Hipertensão, obesidade, sedentarismo, cigarro. A lista dos venenos para o corpo são as mesmas quando o assunto é o cérebro. Jaderson Costa da Costa, neurologista e diretor do Instituto do Cérebro, no Hospital São Lucas da Pucrs, lembra que estes problemas potencializam os acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Em relação às demências, a receita é outra: atividade mental.Jornal do Comércio - Como se pode prevenir doenças neurológicas?
Jaderson Costa da Costa - O primeiro elemento é a prevenção de doenças vasculares do cérebro, como isquemias e as hemorragias que aumentam sua incidência a partir da quinta e sexta décadas de vida. O que se pode fazer para prevenir essas doenças é se ter uma vida saudável, mas saindo do clichê "vida saudável". O que é essa vida saudável? É a manutenção da atividade física diária, mas ninguém precisa ficar levantando peso ou correndo todo dia, basta meia hora de caminhada por dia. Um controle do peso, para evitar o sobrepeso e a obesidade, e controlar pressão arterial, porque a hipertensão é um mal silencioso, ou seja, ela não dói. As pessoas estão acostumadas a procurar um médico quando sentem dor, as pessoas não têm o hábito de controlar a pressão. (...)
JC - Quais são as doenças mais comuns do cérebro?
Costa - Depende da faixa etária. Crianças e jovens têm sequelas neurológicas do parto, falta de oxigênio, epilepsia. Em pessoas com mais de 40 anos começam doenças degenerativas, como o Parkinson. Com a expectativa de vida em 78 anos, se ampliam os quadros degenerativos demenciais. Quando se morria com 50 ou 60 anos, as pessoas não sobreviviam para chegar na fase destas doenças. Mais velhas, as pessoas estão se expondo a doenças que ocorrem mais tarde, como o Alzheimer. Mas nem só a idade é problemática. Há uma demência chamada de multifato, que não é Alzheimer, e causa lapsos de memória tão graves quanto. Ela é decorrentes de pequenas isquemias no cérebro, em função de hipertensão. O aumento de gordura no sangue é prevenível. Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) estão dentro desta linha. (...)
JC - Que tipo de pesquisas a Pucrs e o São Lucas estão desenvolvendo?
Costa - Aqui é um importante centro de pesquisa com células-tronco. Trabalhamos com essa pesquisa há dez anos e já realizamos vários estudos pré-clínicos na área neurológica. Trabalhamos basicamente em doenças como epilepsia, com pacientes que não respondem ao remédio, doença de Parkinson, sequelas, que são paralisias cerebrais. Neste momento, estamos realizando um estudo clínico, já são 20 pacientes de epilepsia a que o remédio não atende. (segue...) Fonte: Jornal do Comércio-RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.