terça-feira, 9 de novembro de 2010

Brincar com o filho protege a criança de transtornos mentais 
Atividades como leitura ou ajuda na tarefa da escola promovem melhora psicológica
09/11/2010 - Crianças que interagem com adultos ficam mais protegidas contra transtornos de personalidade. Pesquisadores americanos mostraram que ler com a criança, ajudá-la nas tarefas da escola, ensiná-la sobre habilidades de organização e praticar um hobby ou outra atividade complexa contribuem para promover melhor saúde psicológica na idade adulta.

Segundo Mark Lenzenweger, professor de neurociência e psicologia cognitiva da Universidade de Binghamton (Estados Unidos), aprender durante a infância com um adulto de confiança protege contra futuros distúrbios.

- As fortes conexões com outras pessoas e as habilidades sociais que as crianças aprendem com essas atividades ajudam no desenvolvimento psicológico delas. Com isso, elas desenvolvem suas conexões com o mundo. Sem essa interação, o modo como elas vão se conectar com outros humanos pode ficar severamente prejudicado. (...)

Para Lenzenweger, a descoberta é importante porque reforça a necessidade de envolver as crianças em atividades durante seus anos de formação. Atualmente, cada vez mais as crianças gastam esse tempo na frente de TV, videogames ou computador.

- Por meio de um processo de interação rico e complexo, o contato com um adulto importante [como os pais] ajuda a criança a vivenciar uma experiência mais rica, diferenciada e psicologicamente completa.

Essas relações promovem a vontade de se envolver com outras pessoas, que é a experiência fundamental da psicologia humana, diz o pesquisador. Esse tipo de atividades, segundo ele, pode prevenir doenças como o mal de Parkinson. É comum que pacientes com a doença não sintam vontade de interação social.

- Um trauma da infância é um importante fator de risco do mal de Parkinson. Nenhuma pesquisa tinha conseguido, até agora, demonstrar como proteger contra essa doença. (segue...) Fonte: Notícias R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.