terça-feira, 16 de novembro de 2010

Doenças mentais podem ser decifradas pela 'história de vida' dos genes
16/11/2010 - Por décadas, os pesquisadores exploraram a linhagem genética de pessoas com doença mental, em busca de variações comuns que se combinam para causar condições devastadoras, como esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas essa busca não tem surtido tanto efeito; embora os transtornos possam envolver problemas genéticos, nenhum padrão encoberto emergiu --nenhum gene ou genes responsáveis por mais que uma pequena fração dos casos.

Assim, os cientistas estão direcionando seu foco para um campo mais promissor: a epigenética, o estudo de como a experiência e o ambiente das pessoas afetam o funcionamento dos genes.

Os genes são muito mais que máquinas de proteínas, bombeando seu produto como uma pipoqueira. Muitos carregam o que na verdade são anexos químicos: compostos que agem na molécula de DNA que regulam quando, onde e que quantidade de proteína é produzida, sem alterar a receita em si. Estudos sugerem que esses marcadores adicionais, ou epigenéticos, se desenvolvem à medida que um animal se adapta a seu ambiente, seja no útero da mãe ou no mundo --e os marcadores podem afetar profundamente o comportamento.

Em estudos realizados com roedores, pesquisadores mostraram que a maternidade carinhosa altera a expressão dos genes, permitindo que os animais amorteçam sua resposta fisiológica ao estresse. Esse aspecto biológico é então transmitido para a geração seguinte: roedores e primatas não humanos biologicamente mais hábeis em lidar com o estresse tendem a proteger mais sua própria cria --e acredita-se que o sistema funcione de forma parecida com os humanos. (segue...) Fonte: Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.