segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mapas tridimensionais mostram conexões do cérebro
29/11/2010 - Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveu um programa de computador que os médicos poderão usar para estudar as conexões do cérebro de seus pacientes.

O programa usa técnicas especiais para converter imagens de ressonância magnética (MRI) em imagens tridimensionais que mostram detalhadamente as conexões nervosas.

Isto torna possível visualizar um quadro completo das conexões nervosas e dos seus contatos sem ter que operar o paciente.

Em vez de um mapa teórico, os médicos poderão contar com dados reais de cada paciente.

Mapa do cérebro
Saber exatamente onde estão localizados os feixes de nervos principais do cérebro é de imensa importância para os neurocirurgiões.

É isto que permite, por exemplo, o uso de técnicas como a "estimulação cerebral profunda", que suprime as tremuras que acometem os pacientes com doença de Parkinson ou o estudo de novos tratamentos para epilepsia. (segue...) Fonte: Diário da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.