Nova esperança para Parkinson
14 Nov, 2010 - Um dos mistérios da doença de Parkinson está a um passo mais perto de ser resolvido depois que pesquisadores de Sydney identificaram uma maneira simples de diagnosticar a doença.Apesar de sintomas físicos evidentes em fases posteriores, a doença de Parkinson - a segunda doença neurológica mais comum na Austrália após a demência - é extremamente difícil de diagnosticar. Mas agora os médicos poderão usar ultra-som para identificar mudanças no cérebro, aumentando as chances de diagnóstico precoce.
O professor Kay Double, um importante pesquisador de neurociências da Austrália, acredita que a doença de Parkinson possa ser diagnosticada através de um simples ultra-som de 10 minutos. O ultra-som é barato e seguro, ao contrário da maioria das tecnologias de tomografia cerebral, disse ele.
Os testes iniciais foram promissores e sua equipe de pesquisa está recrutando mais pessoas para serem testadas.
Até agora os médicos foram forçados a confiar em ambíguos sintomas físicos, como tremores, rigidez muscular e lentidão de movimentos.
"O problema é que estes sintomas podem ocorrer por muitas outras razões", disse o professor Double, explicando que cerca de 30 por cento dos diagnósticos iniciais foram incorretos.
Atrasos no diagnóstico provocam longos períodos de estresse, inexplicáveis e muitas vezes com sintomas não tratados. (em inglês) Fonte: Standard.au.
Insisto: diagnóstico precoce para fazer o quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.