quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cientistas criam novo mapa genético do cérebro de ratos

Pesquisadores lembram que humanos e ratos compartilham 90% dos genes e que mapeamento pode ajudar em estudos de doenças humanas
25 de agosto de 2011 | WASHINGTON - Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Genoma Humano dos Estados Unidos (Nhgri, na sigla em inglês) criaram um novo mapa genético do cérebro dos ratos que permite observar como os genes trabalham no córtex cerebral.

Em um estudo que publicado nesta quinta-feira, 25, na revista especializada Neuron, os cientistas lembram que humanos e ratos compartilham 90% dos genes. Por essa razão, o mapa, baseado no estudo de ratos normais, estabelece uma base para futuros estudos nos quais os roedores sirvam de modelo para doenças humanas e o desenvolvimento de tratamentos. (...)

"Acreditamos que os genes associados a determinadas doenças humanas estavam mais ativos em certas camadas do córtex. Por exemplo, detectamos que os genes previamente associados ao Parkinson se ativavam na camada cinco e os do Alzheimer nas camadas dois e três", explicou T. Grant Belgard, autor principal do estudo.

Ao determinar a atividade genética de cada camada do córtex, os pesquisadores acreditam que será possível conectar a anatomia do cérebro, a genética e os processos das doenças com grande precisão.

Em 2012, Belgard e outros cientistas tentarão criar um mapa similar a este que recolha partes do cérebro humano. Fonte: O Estado de S.Paulo.

Um comentário:

  1. Hugo,
    Graças a sua dedicação estamos a cada dia mais bem informados.
    Parabéns, o blog está ótimo.
    Um abraço.
    Iris.

    ResponderExcluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.