14SET2011 - O glaucoma não é mais simplesmente uma doença que afeta a visão, mas uma doença nervosa degenerativa
Durante muito tempo, o glaucoma foi definido como sendo uma pressão intra-ocular elevada que levava à perda da visão. Durante anos, os oftalmologistas souberam que havia falhas nessa definição, pois muitas pessoas com pressão intra-ocular elevada nunca desenvolveram glaucoma. E muitos, um em cada três, que sofrem com a doença, apresentam uma pressão intra-ocular normal ou mesmo baixa.
Como os oftalmologistas têm tentado resolver essas contradições, um novo paradigma para a compreensão do glaucoma vem surgindo e tomando força. “O glaucoma agora não é mais visto apenas como uma doença dos olhos, mas sim como uma doença nervosa degenerativa”, explica o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares. (...)
Hoje, está claro que o glaucoma começa com uma lesão às fibras nervosas que compõem o nervo óptico e é progressivo. "No glaucoma, quando as células ganglionares da retina estão doentes, os axônios longos, células que fazem a ligação entre os olhos e o cérebro, também são afetados, resultando em mudanças no centro de visão do cérebro. O fenômeno, chamado de dano trans-sináptico também ocorre na doença de Alzheimer e na doença de Parkinson”, explica o oftalmologista Ricardo Giacometti Machado. (segue...) Fonte: Portal de Seguros.
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.