quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estimulação Cerebral Profunda pode oferecer alívio para o Parkinson a longo prazo

Estudo de 3 anos encontrou benefícios semelhantes ao estimular duas áreas diferentes

WEDNESDAY, June 20 (HealthDay News) - A estimulação cerebral profunda, um tratamento que envolve a implantação cirúrgica de eletrodos no cérebro que transmitem uma corrente elétrica, pode melhorar as funções motoras por pelo menos três anos em pessoas com doença de Parkinson avançada, novas pesquisas sugerem.

O estudo é a comparação de mais longa duração dos efeitos de estimular duas áreas diferentes do cérebro que são os locais mais comuns para o implante.

Pesquisadores designaram aleatoriamente 159 pacientes com doença de Parkinson para receber estimulação profunda do cérebro, seja em uma área interior do cérebro chamada de núcleo subtalâmico (STN), ou em outra, menos estudada, mais externa e maior, chamada globo pálido interno (GPi). Os dois grupos apresentaram melhorias semelhantes nos sintomas comuns de Parkinson, tais como tremor, rigidez muscular e fala, e essas melhorias foram observadas até 36 meses após a cirurgia.

O estudo foi publicado online em junho de 20 em Neurology. (segue..., em inglês). Assista AQUI vídeo da Cleveland Clinic (2:01) sobre o estudo (em inglês com possibilidade de legendas em português). Fonte: HON News. Veja mais sobre GPi ou STN em Deep Brain Stimulation / Parkinson (blog em português). Matéria completa em español AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.