sábado, 4 de agosto de 2012

Nova ferramenta monitora mudanças químicas do cérebro em tempo real

Voltametria cíclica, com monitoramento neuroquímico durante sono profundo pode ajudar contra Parkinson, Tourette e Depressão

16/07/2012 - Pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, descobriram uma nova maneira de monitorar em tempo real as mudanças químicas que ocorrem no cérebro de pacientes submetidos à estimulação cerebral profunda (DBS). A novidade deve ajudar os médicos a utilizar DBS para tratar distúrbios de forma mais eficaz, tais como Parkinson, depressão e síndrome de Tourette.

A equipe usou a voltametria cíclica de rápida varredura (FSCV) para quantificar as concentrações de adenosina lançadas em pacientes durante o sono profundo "Nós podemos aprender que neuroquímicos podem ser liberados na DBS, a estimulação neuroquímica, ou outro estímulo. Podemos basicamente aprender como o cérebro funciona", diz o autor do estudo, médico Su-Youne Chang, do Departamento de Neurocirurgia da Clínica Mayo. Conforme os pesquisadores, ao entender melhor como o cérebro funciona, eles podem prever as mudanças e responder antes que essas mudanças perturbem o funcionamento.

Os pesquisadores esperam usar a descoberta para criar um sistema DBS que possa responder instantaneamente a mudanças químicas no cérebro. Parkinson, síndrome de Tourette ou depressão, todos envolvem excesso ou deficiência de neuroquímicos no cérebro. A idéia é monitorar esses neurotransmissores e ajustá-los para níveis adequados. Fonte: R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.