domingo, 19 de agosto de 2012

Rio desenvolve tipo inédito de remédio contra o câncer

19/08/12 - Um estudo envolvendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), entre outros institutos, encontrou um medicamento cerca de 70% mais eficaz do que o atual, no tratamento de câncer com metástase óssea. A droga, que pode ser pioneira no mundo, é feita com partículas radioativas em escala nano — ou seja, um milhão de vezes menores do que um milímetro.

— Os testes em ratos tiveram excelente resposta. Se eles se repetirem nos testes clínicos, seremos os primeiros no mundo nessa tecnologia — comemora Ralph Santos-Oliveira, coordenador do estudo e da Câmara Técnica de Radiofarmácia do Conselho Regional de Farmácia do Rio (CRF-RJ). (...)

Usando outra partícula, a equipe de Santos-Oliveira produziu ainda um remédio que aumenta a capacidade de diagnóstico de mal de Parkinson e Alzheimer, entre outras doenças neurológicas, em mais de 70% — se comparado ao radiofármaco (medicamento em tamanho normal) usado atualmente em exames de imagem, como as cintilografias ósseas.

— O diagnóstico precoce e de mais qualidade permite ao médico prescrever um tratamento mais personalizado — pondera Santos-Oliveira.

Também foram testados com sucesso o diagnóstico de doenças do coração e de tumores nos ossos. (segue...) Fonte: Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.