12 de Abril de 2013 - Nesta sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Maceió realizou Audiência Pública para discutir e avaliar as políticas públicas voltadas para a pessoa portadora de Mal de Parkinson. A vereadora Tereza Nelma (PSDB) foi a propositora da sessão.
O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva que causa tremores, rigidez e aumenta a tendência à queda. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil, cerca de 400 mil pessoas são portadoras deste mal.
O principal problema detectado na audiência foi a questão da falta de transporte para facilitar a ida dos pacientes aos locais de tratamento. Tereza Nelma aproveitou para apelar à atual gestão a viabilização de um transporte digno. “O transporte coletivo não atende as necessidades dos pacientes”, lamentou a vereadora.
Representando o Sindicato dos Médicos, o neurologista Fernando Gameleira, lamentou as más condições de trabalho dos médicos em Alagoas. “Precisamos objetivar a rede de atendimento para evitar absurdos”, ressaltando que o principal inimigo dos pacientes é a burocracia para concessão de medicamentos.
Cícera Pontes, presidenta da Associação Parkinsoniana de Alagoas (Aspal) descreveu os principais problemas enfrentados pela instituição, que luta por políticas públicas que garantam mensalmente os medicamentos aos pacientes, um espaço para a terapia multidisciplinar, cirurgias realizadas pelo SUS, a criação de um centro integrado neurológico que garanta adesão ao tratamento e a melhora da qualidade de vida do Parkinsoniano.
A Associação Pestalozzi, representada pela presidenta Tereza Amaral, e especialistas que atendem no local estiveram presentes à sessão mostrando o trabalho que é feito nas várias clínicas espalhadas pela cidade de Maceió com pacientes Parkinsonianos. A instituição conta com uma equipe de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais que oferecem tratamento de qualidade individualizado.
Vereadora Silvania Barbosa parabenizou os profissionais que trabalham com amor. “A grande dose de um tratamento é a dose do amor, sem amor a gente não faz nada.” concluiu.
Na ocasião, estiveram presentes representantes de entidades, da Secretaria Estadual de Saúde, além de pacientes acometidos do mal e seus familiares. A sessão marcou a passagem do Dia Mundial da Pessoa Portadora do Mal de Parkinson, comemorado em 11 de abril. Fonte: Alagoas 24h.
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.