Márcio Gouveia tem a doença
07/05/2013 - Dizer aos pacientes que lá chegam que não há necessidade para o desespero e que há sempre possibilidade de realinhar a vida quando se tem o domínio da informação. É essa a missão que se fixou em sete anos na Associação Capixaba de Parkinson (ACP), segundo o presidente Márcio Gouveia. Diagnosticado com a doença, Gouveia, que fundou a associação em 2006 com mais oito pacientes, fez uso da Tribuna Popular nesta segunda-feira (6) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) para apresentar o trabalho da entidade.Gouveia, convidado do deputado Doutor Hércules (PMDB), ao lembrar que a associação se restringe hoje à Grande Vitória, fez defesa da estadualização e interiorização da mesma para atender toda a sociedade capixaba. Dói muito chegar ao interior e em um único posto de saúde encontrar 200 pacientes sem atendimento adequado, afirma. A ACP tem hoje 343 pacientes cadastrados.
O trabalho desenvolvido na associação é todo voluntário e além dos serviços médicos é possibilitado atendimento multidisciplinar em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, entre outros.
Informação e apoio
Segundo Márcio Gouveia, a falta de informação sobre a doença é a principal dificuldade para o domínio da situação. Assim que soube da doença degenerativa, grave e sem cura, entrei em desespero. A desinformação deste mal me levou a decisões erradas, explicou. Para ele, é preciso que a família esteja junto do processo de aprendizado. (segue...) Fonte: Web Ales em Promad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.