quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Droga comum para o fígado pode ser chave para a cura do Parkinson

03/09/2013 - A tragédia do mal de Parkinson, que rouba progressivamente dos doentes suas capacidades físicas, é que, enquanto certos medicamentos, terapias e dispositivos podem restaurar alguma qualidade de vida, até agora não foi encontrada uma maneira de impedir que as células do cérebro morram. Agora pesquisadores do Reino Unido e da Noruega descobriram uma droga que pode manter as células do cérebro funcionando normalmente, e tem sido usada para tratar doenças do fígado durante anos.

Uma equipe de investigação, liderada pelo Dr. Oliver Bandmann, do Sheffield Institute for Translational Neuroscience's, descobriu que a droga ácido ursodeoxycholic (UDCA) ajuda a curar as mitocôndrias, proporcionando energia ao órgão celular cujo mau funcionamento provoca a morte das células cerebrais. O fármaco, utilizado para o tratamento de cálculos biliares e algumas formas de cirrose, verificou-se ser o mais eficaz entre 2,000 compostos testados em mitocôndrias de células da pele de pacientes de Parkinson em cinco anos. Como a função mitocondrial age da mesma maneira em cada tipo de célula, o achado tem grande promessa para preservar a função das células do cérebro.

Já que o UDCA é usado há muitos anos, os pesquisadores podem ir diretamente para ensaios clínicos para determinar a segurança do medicamento e dosagem ideal em pacientes com Parkinson. E, pela primeira vez, os investigadores podem direcionarem-se a compostos que atacam a causa celular da doença, em vez de apenas tratar os sintomas que aparecem. (original em inglês, tradutor Hugo) Fonte: Gizmodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.