quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sintomas não motores contribuem para subtipos do Parkinson inicial

September 18, 2013 - Os pesquisadores caracterizaram quatro subgrupos distintos de pacientes com doença de Parkinson inicial (DP), que se distinguem por sintomas motores e não motores.

"A identificação desses subgrupos deve servir mais como um modelo para testar hipóteses, ao invés de um sistema de classificação definitiva," exprime cautela o autor do estudo, Paolo Barone (Universidade de Salerno, Itália) e colegas.

Sua análise de 100 pacientes ambulatoriais recém-diagnosticados com DP confirmou duas categorias descritas anteriormente: pacientes com idade jovem no início e comprometimento motor leve e pacientes mais velhos com uma progressão mais rápida.

No entanto, eles também identificaram "dois subgrupos distintos de pacientes, que foram perfilados de acordo tanto com a presença e relevância de NMS [sintomas não motores]."

Isso resultou em quatro grupos: sintomas motores benignos puros; sintomas motores benignos mistos; não motores dominantes, e motores dominantes.

Barone et al reconhecem que "benigno" pode ser um termo "inapropriado" para descrever uma condição como DP. Eles explicam que benigno pretende indicar relativamente "progressão lenta de curto prazo e período possivelmente mais longo para atingir metas tais como complicações motoras, quedas e demências."

Dos dois grupos benignos, o grupo motor e o não motor misto tiveram baixa pontuação na escala Unificada de Avaliação da DP (UPDRS) - III e uma baixa taxa de progressão, mas tiveram leve depressão, ansiedade e transtorno cognitivo frontal, e escores de NMS intermediários, com função sexual particularmente afetada.

O grupo motor puro benigno apresentou escores UPDRS - III intermediários e uma taxa intermédia de progressão mais de 2 anos de follow-up, mas não tinha queixas psiquiátricas ou neurocognitivas e pontuações de NMS muito baixa.

O grupo dominante não motor também teve escores UPDRS - III e taxas de progressão intermediários, mas além disso, tinha problemas psiquiátricos e cognitivos intermediários e altos escores NMS, particularmente para sintomas urinários.

"A identificação de subgrupos clínicos com deficiência motora quase equivalente e envolvimento não-motor diferente pode ser crucial, sugerindo que processos independentes sejam responsáveis ​​por sintomas motores e não motores", observa a equipe em PLoS One. (segue..., original em inglês, tradução Hugo) Fonte: News Medical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.