sexta-feira, 11 de abril de 2014

UFSC promove atividade pelo Dia Mundial da Doença de Parkinson

Publicado em 10/04/2014 às 10:00:45

O dia Mundial da Doença de Parkinson,11 de abril, o projeto de extensão “Grupo de Ajuda Mútua das Pessoas com Doença de Parkinson e seus Familiares/Cuidadores” realiza atividade nesta quinta-feira, 10 de abril, das 14h30min às 16h30min, no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI – localizado ao lado da Igrejinha da UFSC). Haverá ação educativa, exposição de arte (produtos artesanais feitos por pessoas com doença de Parkinson), entrega de folder com informações sobre a doença e sobre prevenção de quedas, além de confraternização.


A data (11 de abril) e o nome da doença (Parkinson) fazem referência ao nascimento de James Parkinson, médico inglês responsável, em 1817, pela descrição desse mal que, atualmente, acomete cerca de 400 mil brasileiros. Seus principais sintomas são tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alteração no equilíbrio.
Como a doença é progressiva e degenerativa, o paciente deve procurar assistência de saúde para realizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Por isso, o Dia Mundial da Doença de Parkinson é uma data ideal para a conscientização da sociedade.
O Grupo de Ajuda Mútua das Pessoas com Doença de Parkinson e seus Familiares/Cuidadores (GAM PARKINSON) desenvolve atividades há mais de uma década – com efetivo impacto na sociedade –, em parceria com o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) e a Associação Parkinson Santa Catarina (APASC). Nestes encontros são discutidos assuntos relacionados ao cotidiano de vida da pessoa com Parkinson, estimulo à ajuda mútua, bem como apoio e orientação a familiares e cuidadores.
As reuniões do grupo ocorrem quinzenalmente, nas quintas feiras, das 14h30min às 16h30min, no NETI. Os próximos encontros serão nos dias 24 de abril, 8 e 22 de maio, 12 e 26 de junho, 10 de julho, 14 e 28 de agosto, 11 e 25 de setembro, 9 e 23 de outubro, 13 e 27 de novembro, e 11 de dezembro.
Fonte: Portal da Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.