P: Me disseram que, em algumas pessoas com Parkinson, andar de bicicleta pode ter o mesmo efeito que a música tem sobre a fala de uma pessoa com gagueira, ou seja, elimina totalmente a falta de fluência nos movimentos enquanto a pessoa está engajada na tarefa. Isso é verdade?
R: Olá, boa noite!
Há um relato de caso, publicado no The New England of Medicine, que trouxe uma impressionante versão parkinsoniana do paradoxo da fluência do canto em pessoas com cagueira.
Assim como ocorre com pessoas com gagueira, em momentos de fala não espontânea, como o canto, o estudo mostra um senhor de 58 anos com tremores e fadiga, sendo colocado em uma bicicleta, e os sintomas do mal de Parkinson desaparecem, porque ocorreu uma forma espontânea de locomoção.
Caso como esses fornecem fortes evidências sobre a relação que existe entre os mecanismos neurológicos da gagueira e a patofisiologia de outros distúrbios dos núcleos da base, que afetam o ritmo e a suavidade dos movimentos espontâneos.
Então, os sintomas desaparecem naquele momento, mas assim que o senhor desce da bicicleta, os sintomas reaparecem. Tem que ter um tratamento para o acompanhamento e manutenção dos sintomas.
Espero ter sanado suas dúvidas.
Outras perguntas (e respondidas no mesmo site)
Perguntas relacionadas
Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:
Um paciente pode ser diagnosticado como parkinson e ter outra doença como avc que se confunda?
Existe algum remédio recente e mais eficaz para retarde os sintomas do parkinson?
Um neuro-psiquiatra pode tratar de um paciente com mal de parkinson?
Que especialista trata a doença de parkinson?
Existe possibilidade de ser hereditário?
Para mais dados, de parkinsoniano para parkinsoniano, clique nas "Etiquetas" (palavras chave) abaixo, deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.