domingo, 20 de julho de 2014

Dracenense lança livro “Doença de Parkinson e Exercício Físico”

20/7/2014 - Os membros do Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson (Proparki) e do Laboratório de Estudos da Postura e Locomoção (Leplo) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Rio Claro, acabam de lançar o livro “Doença de Parkinson e Exercício Físico”, pela editora CRV. Entre os escritores, está a dracenense Luana Carolina de Morais, 27 anos, ex-aluna do curso de Educação Física da Unifadra.

Luana é filha dos dracenenses Davi Soares de Morais e Maria Regina da Rocha de Morais, estudou na EE Eng.º Isac Pereira Garcez e após graduação na Unifadra em 2009, iniciou seu mestrado na Unesp de Rio Claro e deverá concluí-lo em setembro deste ano.

O livro fala sobre o Parkinson e os exercícios que estabilizam a doença beneficiando e proporcionando bem-estar para o paciente. Luana explicou que a obra ainda aborda a patologia e os sintomas da doença de Parkinson.

Para a educadora, o conhecimento da condição clínica é fundamental para que o profissional de saúde possa intervir de maneira apropriada, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e estabilizar ou desacelerar a progressão da doença. “Após utilizarmos o programa e aplicarmos a intervenção, obtiveram-se resultados bastante positivos, então, resolvemos passar essas informações adiante com a publicação deste livro”, contou.

Ela ainda ressaltou que nos congressos em que o grupo comparecia, muitas pessoas perguntavam quais os exercícios aplicados desaceleravam a doença. Após grande melhoria na doença do paciente, o grupo decidiu divulgar a “fórmula da receita”, disse Luana, após perceberem grandes avanços nos sintomas do Parkinson.

No livro é apresentado detalhes do planejamento das etapas de adaptação e do programa de atividade física. Os resultados obtidos em cada uma de suas etapas são apresentados e discutidos em seus capítulos.

Os trabalhos do laboratório de estudos foram iniciados em 2006. O paciente passa por várias baterias de avaliações desde cognitivas a físicas. “Como o mal de Parkinson é uma doença progressiva, se conseguirmos estabilizar já é um grande progresso”, falou. Aplicamos a intervenção seis meses, avaliamos novamente e então após três períodos, analisamos e percebemos uma melhora sem que nenhum dos casos houvesse progresso da doença. Essas e outras informações estão disponíveis neste livro que pode ser encontrado pelo site www.editoracrv.com.br pelo valor de R$ 35,90.

Os alunos da Fundec podem ter ao acesso ao exemplar que está disponível na biblioteca da instituição. Fonte: Portal Regional, com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.