terça-feira, 19 de agosto de 2014

Saúde foi o assunto do terceiro painel do Fórum da Liberdade

Palestrantes foram Claudio Lottenberg, José Luís Cordeiro e Luiz Felipe Pondé

08/04/2014 | Formado por um médico, um professor e um filósofo, o segundo painel da terça-feira no 27º Fórum da Liberdade debateu a saúde sob a ótica da ética, da inovação e do liberalismo econômico e político.

O médico é Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einsten. O doutor em oftalmologia defendeu quatro pontos em especial, sendo eles o reconhecimento da saúde como direito social fundamental, a regulação "fundamentalmente técnica" da profissão, a revisão do papel do Estado como prestador e o incentivo à iniciativa privada.

O segundo a dar suas impressões foi o professor José Luís Cordeiro, fundador da Singularity University, criada pelo Google e pela NASA. Irreverente, fazendo constantes piadas com a plateia e usando uma gravata com estampas do Mickey, Cordeiro apresentou possíveis patamares que a medicina e a tecnologia podem alcançar nos próximos anos. Um assunto que foi recorrente na palestra: a "morte da morte".
Segundo ele, os primeiros imortais já nasceram:

– Nos próximos 10, 20, 30 anos, não teremos Parkinson, Alzheimer, paraplégicos. A medicina não vai mais curar ninguém, mas prevenir doenças – disse.

Para isso, apresentou disquetes antigos, que armazenavam poucos kilobytes, e comparou-os a atuais pendrives, que possuem capacidade de muitos gigabytes. Segundo ele, a evolução da capacidade de armazenamento cresce em razões exponenciais. Apresentou também um aparelho que lê impulsos mentais, já usado por seus alunos para estudar as capacidades do cérebro humano.

– Em breve, as máquinas vão superar em transistores o número de neurônios do nosso cérebro – previu. (segue...) Fonte: Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.