terça-feira, 4 de novembro de 2014

COMO AUMENTAR A DOPAMINA


Criado por Jack.aw

Método 1 de 3: Pela Dieta

Coma alimentos ricos em tirosina. Para criar dopamina, seu corpo precisa de tirosina – em outras palavras, essa substância é o combustível de sua felicidade. Amêndoas, abacates, bananas, laticínios pouco gordurosos, carnes vermelhas e aves, feijões limas, sementes de abóbora e de gergelim podem ajudar seu corpo a produzir mais dopamina.

Fenilalanina é outra precursora da tirosina. Ela pode ser encontrada em produtos de soja (como tofu, etc.), peixes, laticínios e carnes. Porém, muitos laticínios e produtos de carne são altamente calóricos e gordurosos – portanto, exercite cautela e monitore sua ingestão de calorias quando fizer essa dieta rica em dopamina.

Aumente sua ingestão de antioxidantes. A dopamina é de fácil oxidação, e antioxidantes podem reduzir o dano radical livre às células cerebrais que produzem dopamina. Muitas frutas e vegetais são ricos em antioxidantes, incluindo: 
  • Beta-caroteno e carotenoides: Verduras, vegetais e frutas alaranjados, aspargo, brócolis, beterrabas.
  • Vitamina C: Pimenta, laranja, morango, couve-flor, couves de Bruxelas.
  • Vitamina E: Nozes e sementes de girassol, verduras, brócolis, cenouras. 


Evite alimentos que inibem funções cerebrais. Tais alimentos podem incluir alimentos empacotados refinados, farinha branca refinada, colesterol, cafeína e gorduras saturadas. Quando você fica viciado a algo (até mesmo café!), seus receptores de dopamina exigem cada vez mais essa substância. O Fast-Food também é viciante! 

Já imaginou o porquê de o consumo de besteiras nos faz sentir uma espécie de cansaço? Sim. A alimentação ruim inibe a produção de dopamina, enfraquecendo nosso corpo e impossibilitando que encontremos prazer nas pequenas coisas. Prefira frutas, vegetais, laticínios magros e carnes – assim, você manterá sua capacidade mental intacta. 



Método 2 de 3: Modificações pelo estilo de vida

Exercite-se regularmente. O exercício aumenta a quantidade de cálcio no sangue, que estimula a produção de dopamina e aumenta a sua capacidade cerebral. Experimente fazer 30-60 minutos de caminhada, natação ou corrida para elevar seus níveis de dopamina.

Ele também aumenta suas endorfinas, à lá Elle Woods. Uma risada genuína ou um alongamento aumenta os níveis de endorfina, numa atitude semelhante a uma elevação de dopamina. A única outra ocasião em que você teria um aumento crítico de endorfina seria em uma situação perigosa – a endorfina é um inibidor de dor.

Durma bastante. Um dos melhores jeitos de se sentir energizado e pronto para encarar o dia é dormir bastante. A dopamina já foi ligada às sensações de se estar desperto – portanto, para permanecer acordado o dia inteiro, é preciso obter cerca de 7 ou 8 horas diárias de sono.

Ou... não durma. Se você estiver tentando elevar os níveis de dopamina com algo oposto à sensação de bem-estar, os níveis de dopamina se elevam radicalmente com a privação de sono. Você se sentirá fatigado, cansado e irritável – mas os níveis de dopamina estarão no teto.

Alcance um novo objetivo. A dopamina está ligada ao prazer: é um composto químico hedonístico do cérebro, certamente. Por sorte, tudo o que você tem de fazer é treinar seu cérebro. Independentemente de ser importante chegar à lanchonete em tempo ou conseguir aquele diploma de Doutorado, alcançar um novo objetivo colocará seus centros de prazer em ritmo de festa.

Não precisa ser algo grande. Comece a pensar em suas pequenas atividades diárias como objetivo. Você conseguiu ficar a manhã inteira sem acessar o Facebook?! FANTÁSTICO. É um tempo recompensado, pois o objetivo foi alcançado! Dopamina para todos!


Método 3 de 3: Com Suplemenos, Medicamentos, etc..

Alguns médicos recomendam Vitamina B6 e L-Fenilalanina para elevar os níveis de dopamina no cérebro. Você consegue qualquer um desses medicamentos na farmácia local. Ainda assim, você definitivamente tem de falar com o médico antes de tomar qualquer atitude. 

Tome medicamentos para aumentar a dopamina. Dependendo dos sintomas, seu médico pode prescrever um medicamento que aumentará seus níveis de dopamina. Ele saberá os prós e contras de cada medicação e lhe indicará o caminho correto.

Déficit de Atenção: Se você realmente estiver lutando para focar em tarefas e estiver passando por um período de hiperatividade, seu médico pode prescrever psicoestimulantes como Ritalina para estimular a produção de dopamina pelo cérebro.

Depressão: Níveis baixos de dopamina ocasionalmente são associados à depressão. Você pode conversar com seu médico para começar a tomar antidepressivos se os métodos naturais não funcionarem para aliviar os sintomas.

Mal de Parkinson: Pessoas com mal de Parkinson geralmente sentem movimentos corporais involuntários. Um aumentador de dopamina chamado de Levodopa normalmente é indicado para pacientes com Parkinson. 

Considere medidas mais drásticas. Se você estiver buscando um aumento rápido, esta não é uma alternativa. Mas, há algumas estratégias sérias que podem ser utilizadas para aumentar seus níveis de dopamina; elas, porém, são recomendadas apenas para aqueles com condições de consultar previamente um profissional psicológico.

Certas estratégias, como o ECT (terapia Eletro-Convulsiva – antes vista como precária, agora reconquista popularidade), demonstram ser eficientes no que tange o aumento dos níveis de dopamina.  Se medicamentos não funcionarem, existem outras opções. Converse com seu médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.