segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Nova esperança de encontrar uma cura para a doença de Parkinson

Os cientistas estão usando um fundo mútuo para ajudá-los em sua busca por uma cura para a doença

17 Nov 2014 - Em busca do grande remédio. Este mês os cientistas estão convidando as pessoas para ajudar a encontrar uma cura para a doença de Parkinson através da compra de ações de um ''financiamento mútuo”. Chamado Parkure, o projeto foi criado por uma equipe da Universidade de Edinburgh, todos especialistas no cérebro e seu funcionamento.

Lysimachos Zografos, 32 anos, associado de pesquisa, diz: ''Esperamos arrecadar £ 100.000 para alavancar nossa busca. Nós já desenvolvemos uma maneira rápida e eficiente de testar compostos usando moscas da fruta geneticamente modificadas. Com o financiamento obtido, poderemos começar a examinar as drogas existentes, desenvolvidas para outras condições, para ver se elas poderiam ser úteis no tratamento do Parkinson, um processo conhecido como redirecionamento.''

Com este tipo de desenvolvimento de medicamentos, testes de segurança já estão estabelecidos e as drogas poderão se mover rapidamente da bancada de laboratório para a cabeceira da cama.

Os cientistas por trás do Parkure esperam que os dados recolhidos atraiam empresas que possam pagar por ensaios clínicos em larga escala. O grupo já recebeu apoio financeiro da universidade, além de assistência jurídica e contábil.

Novas terapias para doença de Parkinson, que afeta cerca de 127 mil britânicos, estão desesperadamente em atraso. A maioria das pessoas que sofrem desta condição neurológica degenerativa serão tratados com Levodopa, um medicamento desenvolvido na década de sessenta, que amortece sintomas como tremores e rigidez muscular, mas não atrasa a progressão, e tem efeitos colaterais, incluindo a doença, confusão e até mesmo comportamento compulsivo.

Embora a maioria dos casos acometa na idade dos 60 anos ou mais, o trabalhador Dominic Moger, 29 anos, foi diagnosticado com a doença há três anos. Ele explica: ''Eu estava apavorado quando desenvolvi um tremor na minha mão esquerda, e recebi o diagnóstico muito mal. Eu estava absolutamente petrificado com o que o futuro podia trazer.

''Eu tive que me ajustar à piora gradual dos sintomas, embora, felizmente, sem nenhum comprometimento mental. Mas os únicos medicamentos disponíveis são para o controle de sintomas, por isso o esforço do fundo mútuo Parkure é uma notícia muito boa. Encontrar uma cura é essencial.''

A equipe do Dr. Zografos espera exatamente fazer isso, testando até 10.000 compostos de drogas a cada ano.

Steve Ford, presidente-executivo da Parkinson do Reino Unido, diz: ''Nós somos favoráveis a quaisquer esforços para aumentar a quantidade de pesquisas para a cura. A abordagem da Parkure - para o suporte do fundo mútuo para testes de drogas em moscas de fruta - é um drama, e apenas um dos muitos caminhos que nos trazem mais perto de uma cura".

Edinburgh é um lugar natural para a inovação médica. Malcolm Bateman, do Edinburgh Science Triangle, uma parceria que inclui quatro universidades e seis institutos de pesquisa, diz que o histórico da cidade inclui ''insulina (1922), penicilina (1928), a vacina contra a hepatite B (1978) e do scanner de ressonância magnética (1980), por isso estamos extremamente esperançosos que o Parkure possa seguir esse legado.''

Qualquer pessoa que possui uma parte do fundo mútuo pode se beneficiar financeiramente caso o empreendimento seja bem sucedido comercialmente. O teste também pode ser utilizado para procurar drogas para outras condições tais como a doença de Alzheimer.

Ninguém seria mais feliz do que Dominic. ''A minha namorada, família e amigos têm sido incrivelmente favoráveis, e eles me ajudam nos meus momentos mais macabros. Eu tive que tornar-me mais reflexivo sobre a vida, e eu olho para o futuro. E me sinto positivo pois medidas estão sendo tomadas no sentido de uma cura.''

Para mais detalhes, consulte parkure.co.uk (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: The Telegraph.uk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.