segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Novos procedimentos minimizam os danos da doença de Parkinson

Chips implantados no cérebro e um óculos que reproduz sons são algumas das alternativas disponíveis no Hospital das Clínicas de São Paulo

15/11/2014 - Pacientes com Parkinson sofrem com os efeitos da doença, que afeta o sistema nervoso. As células que produzem o neurotransmissor dopamina são destruídas aos poucos, o que dificulta a comunicação entre o neurônio e os músculos. Os três principais sintomas são rigidez muscular, lentidão dos movimentos e tremores no corpo.

(Confira o vídeo na fonte) A doença não tem cura, por enquanto, mas pesquisadores estão criando novas técnicas para diminuir os danos causados. A cirurgia de estimulação cerebral, que consiste na implantação de um chip no cérebro, melhorou as condições de vida do aposentado Pietro Azzolini. O mal-estar e os tremores diminuíram. A cirurgia foi feita no Hospital das Clínicas de São Paulo, que já realizou de 70 a 80 procedimentos como o do aposentado em 2013.

– Não se sabe por que uma pessoa vai ter Parkinson e a outra não. De 15% a 20% das pessoas que têm Parkinson têm familiares de primeiro ou segundo grau com Parkinson, e 80% não têm nenhuma ligação genética – explica o neurocirurgião Erich Fonoff.

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo já completou 70 anos no atendimento e tratamento de doenças neurológicas. Um novo recurso para quem tem Parkinson é, quem diria, um óculos. Na verdade, uma espécie de aparelho de som portátil com mais de 100 sons. Os estímulos auditivos ajudam a ativar neurônios adormecidos. A inovação já ganhou prêmios fora do Brasil e pode ser adquirida a partir de R$ 1.800. Com os óculos, o aposentado Manoel dos Santos consegue se locomover melhor. Cada inovação é mais uma esperança de vida melhor para quem tem a doença. Fonte: Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.