sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Com fim da Farmácia Popular estadual, aposentados criticam cartão para comprar fraldas (RJ)

05/12/2014 - O benefício oferecido pelo governo estadual aos idosos de baixa renda para comprar fraldas geriátricas — um cartão com crédito de R$ 76,80, que podem ser usados nas farmácias comuns e nas populares do governo federal — era para ser apenas um complemento e não um substituto do projeto da Farmácia Popular no estado, que será extinto no dia 31 de dezembro. É o que diz a aposentada do INSS Léa Souza da Silva, de 71 anos, que ficou indignada ao saber da desativação das 19 unidades do Rio.

— Eu fico triste, porque não é justo com os idosos. O projeto foi criado para ajudar os pobres, e o governo estadual dá um jeito de acabar com ele? Os idosos só perdem benefícios — lamentou. (...)

Desconto federal pode chegar a 90%
Criado em 2004, pelo Ministério da Saúde, o programa Farmácia Popular do governo federal — que oferece descontos de até 90% nos medicamentos — continuará a ser oferecido em todo o país, incluindo também 14 remédios gratuitos (11 para tratamento de hipertensão e diabetes, e três para asma). As farmácias da rede particular começaram a oferecer também o serviço à população a partir de 2006, por meio do Aqui Tem Farmácia Popular.

Ao todo, nas redes próprias, estão disponíveis 113 itens (entre remédios e produtos de saúde); nas drogarias particulares, 25. Entre as opções, há medicamentos para tratamento de colesterol, osteoporose, doença de Parkinson, glaucoma, contraceptivos e fraldas geriátricas.

Atualmente, o programa Aqui Tem Farmácia Popular conta com 32.738 estabelecimentos em todo o país, sendo 546 da rede própria e 32.192 da rede credenciada, que beneficiam 4.303 municípios.

Para retirar os remédios, o usuário precisa ir a uma farmácia mais próxima e apresentar um documento de identidade, o CPF e a receita médica dentro da validade (90 dias), que pode ser emitida tanto por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS)ou por um médico que atende em hospitais particulares. Fonte: Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.