quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PROTESTO-DESABAFO

As vezes ouço piadas estúpidas e hoje faço aqui um protresto-desabafo.

Para as pessoas que fazem piadas com doenças como alzheimer cancer, parkinson, e outras de igual seriedade:

- a piadinha pode parecer engraçada, mas pensem bem na gravidade destas enfermidades. 

Há piadas especialmente grosseiras e de mal gosto.

Não é nada engraçado esquecer onde colocou as coisas, ou nem lembrar o nome de quem está sentado ao seu lado assistindo tv. 

Não é nada engraçado vomitar 3 dias seguidos depois de uma sessão de quimioterapia.

Não é nada engraçado tremer e derrubar as coisas no chão ou simplesmente não conseguir fechar o zíper da calça ou abotoar a camisa que veste.

Digo isso com conhecimento de causa: sou artesã, convivo com parkinson há anos... as vezes não consigo colocar a linha na agulha para poder trabalhar... na verdade isso é triste, muito triste.

Essa dificuldade ou limitação faz parte da rotina de muitas pessoas, que como eu, andam na corda bamba tentando equilibrar-se nas adversidades diárias.

Dá sim para ser feliz mesmo carregando pedras, movendo montanhas, mas fica mais fácil quando temos nossa dignidade respeitada.

Apenas quem passa por isso avalia a dificuldade que é conviver com a incapacidade para executar tarefas tão simples e essenciais, como por exemplo levar uma colher à boca, pentear o cabelo...

Conviver com doenças como estas, é como matar um leão por dia. A gente acaba se adaptando às mudanças e reinventando um outro jeito de viver.

Eu até encaro um leão e penteio-lhe a juba, difícil é encarar as antas e hienas que aparecem pelo caminho.

Piadinhas maldosas... Não, nada disso é engraçado. É lamentável. Peço simplesmente que reflitam.

Abraços fraternos. *TT.

Um comentário:

  1. É o desabafo sai pela garganta, pode ser um grito de revolta, mas que pode estar cheio de muitas e boas verdades verdadeiras.
    Hoje lendo a mensagem postada pela Tetê me fez voltar a muitos momentos que considero desagradáveis lendo piadas e fatos, historias às vezes contadas pelos próprios PK, que poderiam ser hilariantes se não tivesse por traz disso algo abominável que temos que bater de frente em todas as oportunidades, "O PRECONCEITO" o descaso a quem sofre e sente na alma as agruras dessa terrível doença. Respeito e bato palmas para esse desabafo da Tetê, sei que o preconceito esta inserido no nosso meio e vejo com muita tristeza no próprio seio familiar dos próprios pk's. Levar as agruras da vida com bom humor devemos aplaudir, mas denegrecer de maneira maldosa, ah isso temos que coibir de uma vez por todas.
    Antes de fazermos piadinhas maldosas vamos refletir bem nas palavras alguém pode se sentir ferido na alma.
    Bem isso também é um desabafo, sei muito bem o que passou na alma da amiga, já fiquei muito triste e decepcionado escutando piadinhas, nessa hora me coloco no lugar das minhas irmãs.
    Essa mensagem do nosso boa tarde fui buscar nas palavras de alguém que considero e admiro muito, Raul Seixas.

    ResponderExcluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.