domingo, 11 de janeiro de 2015

DF é o pioneiro ao utilizar técnica especial para tratar depressão, Parkinson e até dependência química

Tecnologia aplica campo eletromagnético para modificar o sistema nervoso central

11/1/2015 - O Distrito Federal é pioneiro no Brasil em um tratamento que pode ser a salvação para portadores de diversas doenças, como depressão, Parkinson, Alzheimer, fobias e até dependência química. Trata-se da Neuromodulação cerebral, uma tecnologia avançada que aplica um campo eletromagnético para modificar e modular o sistema nervoso central.

Segundo o neurocientista, Nasser Allam, a Neuromodulação é uma técnica usada desde 2000, mas que só agora chegou ao Brasil.

— A gente usa dois equipamentos. Um chamado simulação magnética transcraniana e o outro estimulação elétrica corrente continua.

O especialista conta que, mesmo com o pouco tempo de uso, já foi possível perceber um avanço positivo em seus pacientes.

— Esses dois equipamentos, com relação a neuromodulação, provocam uma alteração no nosso cérebro e faz com que determinadas regiões que estejamos focando sejam ativadas ou inibidas, dependendo do que a gente queira fazer e da indicação clínica do paciente.

Um dos pacientes, que não prefere não ser identificado, tem dependência química e, desde que começou o tratamento, há cerca de um mês, tem sentido melhoras.

— Desde que eu comecei o tratamento mudou muita coisa na minha rotina. Eu estava muito desorganizado com minhas coisas, não tinha muita disciplina e nem disposição para encarar o dia a dia. Entao, a partir do início da neuromudalação mudou tudo. Eu estou disposto, sem fissura. Antigamento eu tinha fissuras por meio de pesadelos e hoje em dia não vem mais e meu dia a dia ficou bem mais tranquilo.

O neurocientista explica que o tratamento age diretamente nas paredes do cérebro afetadas pelos vícios. Assim, é possível aliviar alguns sintomas.

— Nos pacientes que estão dependentes principalmente de cocaína e crack, essa fissura é muito grande quando esses pacientes tentam largar a droga e a neuromodulação ajuda a diminuir essa fissura, essa vontade, essa compulsão, inclusive melhorando aspectos como ansiedade e depressão. Fonte: Record R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.