quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A medicação dopaminérgica na doença de Parkinson e problema de jogos de azar

por Jacqueline Olley, Alex Blaszczynski, Simon Lewis
February 04,2015 - Sumário
Estudos em pacientes com doença de Parkinson em uso de medicação dopaminérgica relatam elevadas taxas de problemas com jogos de azar. Os resultados sugerem mudanças no comportamento em jogos e estão associados e implicam numa relação causal direta com o início e o fim da ação da dose do medicamento dopaminérgico. No entanto, relatórios anteriores não controlados por possíveis fatores independentes da medicação dopaminérgica contribuem para o aparecimento do problema do jogo. Este estudo teve como objetivo explorar as relações temporais entre o problema do jogo e a medicação dopaminérgica tendo em conta os fatores de risco pré-mórbidos do jogo em uma amostra de pacientes com doença de Parkinson. Vinte pacientes doença de Parkinson e com critérios que reúnem condições para o risco moderado ou problemas de jogo foram comparados com vinte pacientes com doença de Parkinson que não atendem a esses critérios. O projeto de pesquisa foi de comparação transversal qualitativa entre grupos e diferenças quantitativas. Os participantes preencheram uma entrevista em profundidade, um cronograma de acompanhamento, e bateria de medidas psicométricas avaliando impulsividade, situação de jogo, estados afetivos, e obsessões. Os resultados revelaram uma relação temporal complexa e variada entre o início dos jogos de azar e a medicação dopaminérgica. Um pequeno número de participantes manifestou excessiva fixação por jogo após a medicação dopaminérgica, com alguma cessação sobre a redução na dosagem ou mudança de classe de agonista. Muitos demonstraram uma gama de características semelhantes a jogadores na população adulta em geral, e adultos mais velhos com problema de jogos.Os resultados obtidos permitem uma melhor compreensão do papel de medicação dopaminérgica no problema de jogo. Essas descobertas têm relevância teórica para o modelo de recompensa do jogo e tem implicações para o tratamento do jogo patológico na DP e da comunidade em geral.

Muito obrigado ao Springer International Publishing que permitiu reimprimir. O texto completo deste artigo pode ser adquirido aqui(original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Georgia Council on Problem Gambling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.