terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cérebro em repouso oferece pistas para Parkinson, Alzheimer

PET capta sinais claros de avaria nas redes neurológicas
REDE As varreduras do cérebro revelam a parte do cérebro que é ativa (vermelho mostra mais atividades; azul mostra menos), quando as pessoas não estão pensando em nada em particular. Em pessoas saudáveis (acima), estas áreas coordenadas do cérebro são chamadas de rede no modo padrão. Mas em pessoas com a doença de Parkinson leve a moderada (abaixo), uma nova rede, anormal, assume. P. SPETSIERIS ET AL/ PNAS 2015, ADAPTED BY S. EGTS
FEBRUARY 9, 2015 - As redes de regiões cerebrais que estão ativas quando o cérebro está em repouso - não pensando nada em particular - diferem entre pessoas saudáveis e aquelas com doença de Alzheimer ou de Parkinson, segundo um novo estudo.

As medições de quanta glicose as células cerebrais consomem revelam como atua uma rede de descanso importante, chamada de rede de modo padrão, e perde rapida e continuamente a atividade em pessoas com doença de Alzheimer, relatam os investigadores em 09 de fevereiro na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências. Em contraste, a rede permanece praticamente intacta durante as fases iniciais da doença de Parkinson. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Science News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.